O Centro de Estudos da Metrópole (CEM) oferece oportunidade de bolsas TT FAPESP, aberta a candidatos brasileiros e estrangeiros, por 12 (doze) meses, com possibilidade de renovação, caso o bolsista apresente desempenho satisfatório.

Os bolsistas serão alocados em projetos relacionados à visualização de dados, administração da infraestrutura para sistemas do CEM e desenvolvimento de plugins GIS para políticas sociais.

Requisitos

Os(as) candidatos(as) deverão cumprir os seguintes requisitos mínimos:

  1. O candidato deverá possuir graduação em áreas relacionadas à tecnologia da informação (Ex.: Ciência da Computação, Matemática, Engenharia de Computação, Estatística etc.), mas abrimos a oportunidade para candidatos com diplomas de graduação em outras áreas, desde que tenham formação e experiência comprovadas.
  2. O candidato deve ter interesse por aprender novas linguagens e tecnologias e, além disso, é desejável que o candidato tenha conhecimento e experiência em: i) desenvolvimento web (PHP, HTML, JavaScript, CSS, CMS Drupal); ii) manipulação e gerência de bases de dados (MySQL, PostgreSQL, MongoDB); iii) versionamento de código Git; iv) conhecimento básico de administração de sistemas como virtualização, rede e ambiente de nuvem; v) experiência usando bibliotecas e estruturas JavaScript; vi) compreensão e implementação de segurança e proteção de dados; vii) experiência em construção de gráficos interativos; mas a carência delas não é impedimento para aplicar nas vagas.
  3. É necessário que o candidato tenha disponibilidade para trabalhar presencialmente na sede do CEM-USP/FFLCH em São Paulo.
  4. É necessário que o candidato não receba bolsa de outra entidade, salário ou remuneração derivado do exercício de atividades de qualquer natureza (exceto condições estabelecidas pela resolução FAPESP PR N. 13/2009, 15 de julho de 2009), uma vez que tenha sua bolsa concedida pela FAPESP.
  5. Serão selecionados bolsistas nas categorias III, IV, IVA e TT-V. Mais informações sobre perfil e condições das bolsas, podem ser encontradas em:

Mais informações em www.fapesp.br/3162 e http://www.fapesp.br/3098.

Condições de Trabalho

Espera-se dedicação de 16 a 40 horas semanais. O candidato informará, no momento da entrevista de seleção, o número de horas semanais que pretende desempenhar e a comissão de seleção avaliará de acordo com a demanda de atividades. A bolsa será paga proporcionalmente ao número de horas semanais.

Inscrição e Prazo de Envio

Os interessados devem enviar e-mail até 15 de novembro de 2019, com assunto “Bolsa de Treinamento Técnico” para centrodametropole@usp.br com:

  • Currículo em formato Lattes (www.lattes.cnpq.br) ou semelhante
  • Carta de motivação (menos de 200 palavras)
  • Histórico escolar completo da graduação (sem reprovações em seu histórico escolar).

Processo Seletivo

Os candidatos serão selecionados em duas etapas. A primeira, consistirá na avaliação do CV, o histórico escolar e a trajetória do candidato. A segunda consistirá na arguição (presencial ou por videoconferência) junto ao Comitê de Seleção.

A lista de candidatos selecionados para a segunda fase e o cronograma de arguições serão divulgados no site do CEM/CEPID e contatados via e-mail até 22 de novembro de 2019.

As entrevistas serão realizadas pessoalmente ou via Skype em 27 de novembro de 2019. O resultado final será divulgado no site do CEM no dia 29 de novembro de 2019.

Estado-da-Arte em Geo e Drones

O Estado-da-Arte em Geotecnologias e Drones estará em destaque dentro da programação do evento DroneShow e MundoGEO Connect PLUS , que acontece de 5 a 7 de novembro no Hotel Meliá Ibirapuera, em São Paulo. Vagas limitadas!

Geotecnologias e Drones na Indústria 4.0

Os eventos MundoGEO Connect e DroneShow 2019 aconteceram de 25 a 27 de junho em São Paulo, reunindo mais de 3.800 participantes, 120 marcas na feira e 240 horas de conteúdo com o tema Geotecnologias e Drones na Indústria 4.0. Confira os destaques do evento:

Imagem: Pixabay