Da topografia convencional ao satélite


Adolfo Guandalini é diretor da Alezi Teodolini.
e-mail: alezi@nutecnet.com.br

Um grande passo adiante em nossa área de atuação foi o surgimento da aquisição de dados por satélite, que levou a tecnologia de levantamento de informações geográficas a um estágio de maior precisão. A incorporação de computadores, de softwares e, posteriormente, da Internet foi outro grande marco. Como em qualquer área de atividade, os computadores provocaram uma revolução de técnicas e costumes. Tarefas que antes eram feitas manualmente ficaram mais fáceis e rápidas.

Estas mudanças exigiram que nos adaptássemos aos novos tempos. Nós, na Alezi Teodolini, desenvolvemos o 1º software topográfico brasileiro em ambiente Windows, o DataGeosis. Era necessário buscar uma solução adequada à nossa realidade e ao tipo de trabalho aqui desenvolvido. Softwares importados muitas vezes não estão bem adaptados ao método de trabalho de nosso usuário. A grande meta, na era da globalização, é obter todo tipo de informação disponível, digeri-la e adequá-la à nossa realidade.

Outra evolução que se tornou necessária foi a procura de um parceiro moderno, mas que ao mesmo tempo possuísse tradição no mercado. Assim, em 1.995, passamos a representar nas áreas de geodésia e fotogrametria a Carl Zeiss, empresa alemã com mais de 150 anos de pioneirismo e qualidade.

A Carl Zeiss procura ano a ano aperfeiçoar seus equipamentos, trazendo sempre tecnologia de ponta para o usuário. Durante estes 4 anos em que temos trabalhado como parceiros encontramos várias afinidades: o trabalho contínuo para oferecer o melhor ao cliente; ênfase na qualidade de serviço de conserto e aferição; preocupação em ouvir o cliente.

Com a reunificação alemã, a Carl Zeiss passou por um processo de reorganização decisivo. A separação física da Geodésia, em Jena, e da Fotogrametria, em Oberkochen, deu origem a uma empresa que desenvolve não apenas equipamentos, mas um sistema. Passa a ser fundamental a noção de que os equipamentos devem se comunicar entre si, para garantir a troca de dados.

O passo inicial foram os instrumentos topográficos ópticos tradicionais, chegando agora ao sistema top de linha da Carl Zeiss: Map500 – EltaS – GPS GePos Experience. O sistema de coleta de dados Map 500, completamente aberto e que pode ser unido, através da leitura, a todos os dispositivos de medida conhecidos e também a sistemas de processamento gráficos como CAD e GIS. A Elta S, taquímetro de sistema com computador interno 486 DOS, permite ao usuário incluir até mesmo o seu próprio software. Possui também dispositivo de procura de prisma para facilitar o trabalho em áreas inacessíveis. O GPS GePos Experience apresenta um sistema de pós-processamento compacto e receptor em tempo real, que é transportado em uma cinta confortável.

Esta busca da Carl Zeiss por um sistema que se intercomunique, facilitando a troca de dados e informações, mostra que representamos uma empresa jovem e dinâmica, em sintonia com o mundo moderno. A globalização ensina que nosso trabalho deve ser sempre a busca pela troca e pela comunicação, pois quem estiver fechado em seu mundo limitado estará fadado ao desaparecimento. A esta identidade de ideais com a Carl Zeiss e à busca pela modernidade atribuímos as vitórias que em tão pouco tempo alcançamos.

Com a proximidade do ano 2000 temos que entender que ainda faltam muitos passos para colocar nosso país em pé de igualdade aos países de primeiro mundo, mas devemos ter ciência que o caminho certamente será o da especialização e estudo. Os usuários brasileiros deverão ter capacidade de incorporar novas tecnologias, pois temos certeza de que esta será a trilha para o sucesso.

A história de nossa empresa confunde-se com a história de locação de equipamentos topográficos no Brasil. Há mais de 20 anos, fornecemos equipamentos de qualidade para as grandes obras nacionais. E, no entanto, a Alezi Teodolini continua sendo uma empresa em constante evolução.

"Quem trabalha com tecnologia precisa estar sempre evoluindo. Nos últimos anos, grandes saltos da tecnologia fizeram com que as empresas tivessem que se atualizar rapidamente e com eficiência."

Adolfo Guandalini é diretor da Alezi Teodolini. e-mail: alezi@nutecnet.com.br