Os melhores especialistas e técnicos das geotecnologias do país estão sendo convidados para debater as questões fundamentais do setor nesta virada de século.

Assuntos como Causas de êxitos e insucessos no GIS, Mapeamento sistemático e cadastral, Direitos autorais, Quais os papéis que terão o agrimensor, o cartógrafo o geógrafo e o analista de sistema no mercado da geoinformação, assim como o futuro das principais ferramentas das geotecnologias (GIS, sensoriamento remoto, GPS, cartografia e automação topográfica) serão discutidos em alguns dos 12 debates previstos para Curitiba.

Outra tônica do evento será a busca de novos públicos. Além dos cursos básicos para iniciação nas geotecnologias, será realizado no terceiro dia do expoGEO Brasil um seminário de aplicações de Geo no dia-a-dia. Esportistas, agricultores, pescadores e pessoas de vários outros setores da sociedade estarão mostrando ao público como mapas, GPS e GIS podem ser úteis em seus cotidianos.

Aplicações específicas como o uso da automação topográfica em estradas e na mineração ou o uso do GIS para redes de infra-estrutura e prefeituras estarão sendo tratados por especialistas em cursos de 8 horas de duração.

Outra opção para quem quiser saber mais sobre o que está sendo feito no Brasil e no mundo é assistir às palestras técnicas do expoGEO. Módulos temáticos estão sendo montados e representantes das principais instituições públicas e privadas do país usuárias de geotecnologias estão sendo convidados a apresentar palestras no evento.