Circuito expoGEO

[RE]pensando o futuro das geotecnologias
24 a 28 de maio – em Curitiba

(Re)pensar o futuro das geotecnologias. Esta é a proposta do expoGEO Brasil 99. Mais do que simplesmente apresentar o estágio atual das tecnologias no país, o evento promoverá inúmeras discussões polêmicas e cruciais para o desenvolvimento do mercado. A intenção é ampliar ainda mais a já crescente visão crítica da comunidade de formadores de opinião, decisores, empresários, técnicos e usuários. Serão levantadas questões que auxiliem no desenvolvimento de projetos, otimizando tempo e recursos. Leia a seguir um resumo do que será discutido e apresentado em cada um dos debates, seminários e fóruns que ocorrerão durante o expoGEO Brasil 99:

DEBATES

D01
A globalização e as privatizações no mercado das geotecnologias
Qual será o impacto da chegada de empresas prestadoras de serviços estrangeiras ao Brasil? Quais os aspectos legais, técnicos, econômicos e estratégicos de empresas brasileiras de serviços para atingir o mercado internacional? Estas serão algumas das questões-chaves deste debate. Será enfocado também o impacto das privatizações no mercado, nos processos de licitação, na tomada de preços e na possível redução de custos de produtos e serviços no setor.

D02
Qual é a solução para mapear o Brasil?
Este debate será uma continuação de outro promovido pela revista infoGEO em novembro de 98. Neste novo encontro, a idéia é que propostas concretas sejam apresentadas e discutidas, levando-se em conta prazos, metodologias e custos. Quanto à criação de uma agência nacional reguladora de cartografia, podemos ter novidades.

D03
O GIS vai desaparecer?
Em breve, a inclusão de dados geográficos será obrigatória em quase todos os sistemas de informações, e a sigla GIS se tornará apenas uma redundância. Esta é a opinião de muitos especialistas no setor. Empresários e usuários discutirão esta e outras possibilidades, passando pela popularização do uso da geoinformação e analisando os aspectos negativos e positivos da substituição do GIS pelo GEO.

D04
Quais as causas dos êxitos e insucessos nos projetos de GIS?
Ninguém nasce sabendo. É preciso tentar algumas vezes e errar outras tantas até chegar ao sucesso. Autores de projetos GIS com vasto conhecimento da realidade brasileira falarão sobre seus temores, suas experiências e suas vitórias, tentando auxiliar quem está começando (ou está no meio do caminho) a errar menos.

D05
Qual o futuro do GPS?
Como as grandes redes de rastreamento contínuo, como a RBMC do IBGE, influenciarão o uso do DGPS no Brasil? O futuro do posicionamento global está na tecnologia RTK? Qual o impacto que os satélites de baixa órbita (LEO) provocarão no mercado de GPS?

D06
Qual o papel no mercado de agrimensores, cartógrafos e geógrafos?
O mercado da geoinformação tem como característica a multidisciplinaridade profissional. Como está a formação e quais são as atribuições destes profissionais cada vez mais requisitados? Quais os pontos comuns, quais as diferenças entre eles e, principalmente, quais as perspectivas de aproximação destes e de outros profissionais?

D07
Políticas de comercialização de dados geográficos
O mercado brasileiro sempre se ressentiu da falta de dados para desenvolver projetos. Com o passar dos anos, estes dados estão surgindo, quer por acervo de contratantes, quer por iniciativa de empresas privadas especializadas em comercializar geoinformações. No entanto, a falta de cultura cartográfica, o desconhecimento do custo de produção e dos aspectos jurídicos do assunto tornam a venda ou licença de uso destes dados extremamente complicada.

D08
Direitos autorais de dados geográficos
Em um debate promovido pela revista infoGEO em Brasília, no ano passado, constatou-se uma grande falta de consenso do mercado com relação a direitos autorais. O fato é que temos uma legislação desconhecida e não muito clara. O fraco desempenho das instituições fiscalizadoras de cartografia só vem piorar a situação. O debate pretende apresentar o estado atual da legislação e discutir sua aplicação na prática, segundo o enfoque dos principais envolvidos.

D09
O mercado da informática conhece a geoinformação?
O analista de sistemas não entende nada do geo, muito menos de cartografia, e o profissional engenheiro cartógrafo ou geógrafo não entende quase nada de informática. As software houses e o grande mercado de informática, apesar de fazerem parte do geo, também estão longe de perceber o seu potencial. A aproximação é inevitável: apressar este processo é uma forma de fazer todos saírem ganhando.

D10
Ensino de geomática a distância e o mercado no Brasil
O debate abordará a formação e atualização de profissionais e treinamento a distância. Serão apresentadas experiências, discutidos objetivos e metas. A idéia é debater quais as opções do mercado para atender o futuro profissional e atualizar aquele que já está no mercado, abordando aspectos de supervisão, coordenação e execução das diversas etapas envolvidas nas geotecnologias.

D11
Abrir uma empresa de geotecnologias é um bom negócio?
De um lado, temos a dificuldade e a luta pela sobrevivência, modernização e crescimento das atuais empresas do mercado. Por outro, um forte crescimento quantitativo de pequenas empresas, de diversos tipos, mas principalmente na área de prestação de serviços. O objetivo é trazer depoimentos de empresários já atuantes no setor e de iniciantes, para avaliar suas preocupações e expectativas em relação ao mercado emergente do Brasil.

D12
Qual o futuro do sensoriamento remoto?
Quem trabalha com sensoriamento remoto só fala em uma coisa: satélites de alta resolução. Com certeza grandes vantagens virão para o setor com o lançamento dos novos sensores, como redução de custos e prazos e maior riqueza de detalhes. Porém, alguns problemas existirão. Outra questão: a aerofotogrametria está mesmo com os dias contados? Ou ela também está se transformando e propondo soluções digitais compatíveis com as atuais necessidades do mercado?

SEMINÁRIOS

S01
Soluções geotecnológicas para prefeituras de pequeno e médio porte
Serão apresentadas experiências, resultados, orientações e debates sobre as várias maneiras de se usar a geoinformação como suporte ao planejamento e arrecadação municipal. O destaque ficará para a comprovação de que mesmo as prefeituras com poucos recursos podem obter resultados, com criatividade e vontade política de modernizar seus processos de administração, investindo em tecnologias de informação.

S02
Aplicações da geoinformação no dia-a-dia:
Multimídia, turismo e aventura são algumas das áreas que já têm se beneficiado do uso das geotecnologias. Neste seminário, pessoas dos mais diversos setores estarão mostrando como o GPS, as cartas digitais e outras tecnologias de informação geográfica entraram no seu cotidiano.

S03
Encontro de editoras e guias:
Estarão reunidos as principais editoras de mapas e guias do Brasil, para discutir direitos autorais, aspectos mercadológicos e reflexos nos processos de coleta, produção e uso dos produtos cartográficos do varejo, com a Internet e a tecnologia digital.

FÓRUNS
Serão 8, sendo 7 destinados a breves apresentações dos principais projetos de cada estado das regiões sul e sudeste do país (São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina). Ao final de cada fórum será feita uma mesa redonda para discutir a situação atual dos grupos ou comitês de geotecnologias de cada estado. De forma semelhante, será realizado o Fórum Mercosul reunindo representantes do Paraguai, Argentina, Uruguai e Chile.

FEIRA E WORKSHOP
Com entrada franca, acontecerá no evento a feira de produtos, equipamentos e serviços. Até o fechamento dessa edição, 80% da feira já estava ocupada. A previsão é reunir 50 empresas do setor. Veja quem já confirmou presença: RD, Aeroconsult, Senagro, Base, Engefoto, Aeroimagem, Santiago e Cintra, Maxidata, Esteio, IBGE, Engesat, Sight GPS, Imagem, Intersat, Oceansat, Inpe, Manfra, Topus, Leica, Wild, Agritec, Autodesk, Sisgraph, Bentley, CTGEO, COPEL/Construtel, Logit, Furtado & Schmidt, Digimapas, Trimbase, Orbcomm. Os patrocinadores apresentarão seus produtos, serviços e seus principais clientes durante os vários workshops previstos.

IMAGENS DA TERRA
Acontecerá durante o expoGEO Brasil a 4ª edição da exibição itinerante Imagens da Terra. Serão cerca de 100 imagens de sensoriamento remoto (entre imagens de satélites e fotos aéreas) que mostrarão o lado estético da tecnologia. A exposição estará no Museu da Imagem e do Som, ao lado do Centro de Convenções de Curitiba, entre os dias 17 e 30 de maio.

PALESTRAS
Os palestrantes, convidados pela coordenação técnica do evento, apresentarão em 40 minutos suas idéias e resultados de projetos, além de responder às perguntas dos congressistas. As apresentações técnicas, abordarão o estado da arte e as principais novidades nas áreas de mapeamento, GIS, Internet, GPS, Automação Topográfica e Sensoriamento Remoto. Nas apresentações de aplicações, a ênfase será dada para os resultados dos projetos em questão que remetam os congressistas a pensar nos acertos e insucessos de cada fase do projeto de geo.