InfoGEO está completando um ano de circulação. E podemos dizer com orgulho que temos cada vez mais certeza do caminho que escolhemos neste nosso novo projeto editorial. Esta certeza, mais do que um sentimento, é baseada em pesquisas e números.

A cada dois meses infoGEO é recebida por leitores de mais de 500 municípios distribuídos por todos os estados brasileiros. Metade dos leitores de infoGEO é da iniciativa privada. Dos outros,17% pertencem a instituições de ensino e 33% à área pública. Engenheiros, das mais diversas áreas, e analistas de sistemas, formam 28% de nosso público. Agrimensores, cartógrafos e geógrafos são 22%. Os outros 50% são arquitetos, geólogos, ambientalistas, administradores, entre outros, que já perceberam a importância do geo e assinaram a melhor revista brasileira na área.

Mais do que técnicos e especialistas, a revista está atingindo públicos que vão de acadêmicos (mais de 700 revistas chegam a profissionais e bibliotecas de instituições de ensino) aos gestores e decisores (secretários municipais, diretores de estatais ou de empresas privadas são nossos assinantes).
A busca de públicos novos também é uma prioridade nossa. A cada dia temos percebido uma procura maior de profissionais que não eram diretamente ligados ao setor, mas que, com a popularidade da geoinformação, encontram em infoGEO a publicação ideal para introduzi-los no assunto.
Nossa equipe de colunistas e colaboradores está cada vez mais afinada com a direção técnica da revista. A equipe de jornalismo dá o tom e o toque diferencial, visando homogeneizar a linguagem técnica e torná-la clara e transparente para os leitores. O projeto gráfico moderno completa o processo, tornando a leitura mais atraente
A busca das notícias é também um diferencial. Através da Internet, dos colaboradores, da participação em eventos, e das constantes viagens, estamos antenados com a situação atual do mercado e com as tendências para o futuro.
Desde maio do ano passado, viajamos e promovemos reuniões com a comunidade de geotecnologias em 18 estados do Brasil, reunindo nestas reuniões exclusivas mais de 550 profissionais, que hoje atuam como multiplicadores a distância. Como preparação para o expoGEO Brasil’99, por exemplo, visitamos todas as capitais do sul e sudeste do país. Algumas destas reuniões chegaram mesmo a provocar o surgimento de comitês regionais que se reúnem periodicamente para troca de experiências e principalmente de dados.
O momento atual é de muito trabalho. Estamos compilando dados de pesquisas com leitores e planejando novas ações para podermos sempre aprimorar o projeto de infoGEO.
Nossa intenção e nosso objetivo hoje é consolidar ainda mais a revista como o mais forte veículo de comunicação e formador de opinião do setor no país e posicionar tanto infoGEO como o mercado brasileiro com destaque no panorama latino-americano e mundial. Isto se traduz na intenção de abrir um canal de comunicação com publicações internacionais, criando meios para conhecermos melhor as experiências mundiais para que possamos absorvê-las e adaptá-las às nossas necessidades.

Agradecemos o apoio de nossos leitores, colunistas, colaboradores próximos e a distância, além dos anunciantes que junto conosco estão investindo num mercado cada vez maior e mais forte.

Emerson Zanon Granemann é engenheiro cartógrafo e diretor técnico da Espaço GEO. infogeo@espacogeo.com.br