GPS e Internet

GPS (Global Positioning System) é uma constelação de satélites emissores de sinais eletromagnéticos que podem ser captados por antenas receptoras na terra. Estes receptores… Opa, esta não é a coluna WWWGEO, de geo e Internet? Estou na página errada?

Não, leitor, você não está na página errada. Hoje vamos falar de GPS, mas com relação ao uso da Internet como ferramenta de apoio ao trabalho com GPS. Então: estamos dando aqui uma rápida visão sobre o que é GPS apenas para mostrar o papel da Internet como prestadora de serviços. Os receptores dos sinais dos satélites de posicionamento são geralmente chamados de GPS. Estes receptores captam, através de suas antenas, as ondas eletromagnéticas emitidas pelos satélites. E quando eles obtêm uma combinação de no mínimo quatro satélites é possível saber onde você está naquele momento. Estas posições momentâneas podem ser armazenadas no receptor e mais tarde transferidas para um computador onde um programa topográfico ou um GIS poderão utilizar estas coordenadas.

Um exemplo simples de uso de GPS é a demarcação de divisas de uma fazenda. O topógrafo pode andar (a cavalo provavelmente) sobre a divisa da fazenda, ou ir parando de ponto em ponto e marcando estes pontos para serem armazenados no GPS. Depois de percorrida toda a distância da divisa da fazenda, ele transfere os dados coletados para o computador e pode lançá-los em um mapa digital.

O problema é que um aparelho de GPS sozinho tem uma precisão instantânea de ±100m. Esta precisão é chamada de posição de navegação. Uma precisão maior pode ser obtida se o operador do GPS ficar alguns minutos sobre cada ponto. Às vezes isto pode significar 15 ou 20 minutos para cada ponto. Mais tarde, no escritório, estes dados podem ser processados e gerar as coordenadas do ponto com uma precisão melhor do que a de navegação. Outra maneira de se obter uma boa precisão é usar dois aparelhos ao mesmo tempo. Um fixo e outro percorrendo os pontos a serem marcados. O inconveniente aqui é ter de se usar dois aparelhos e sendo que a posição do primeiro (fixo) deve ser conhecida com precisão. Com dois aparelhos e um bom pós-processamento dos dados, os resultados obtidos podem alcançar uma precisão de centímetros ou até milímetros. Finalmente aqui vamos entrar na Internet.

Para se fazer este tipo de uso do GPS, você pode usar a rede brasileira de monitoramento continuo do sistema GPS (RBMC). Esta rede é composta por estações fixas de GPS que monitoram 24 horas por dia e transmitem os dados para o departamento de geodésia do IBGE. Estes dados estão disponíveis em arquivos contendo os dados transmitidos pelos satélites do Sistema de Posicionamento Global (GPS), coletados de forma contínua e permanente nas estações da RBMC, sendo cada arquivo referente a um dia e a uma estação.

Os dados estão colocados na Internet em locais definidos e disponíveis para quem precisar. Isto permite o uso do GPS com excelentes resultados em termos de precisão. Sem uma rede como a Internet, considerando-se o volume dos dados, seria muito difícil disponibilizar este tipo de informação. Lembre-se, caro leitor, que são dados coletados de diversos satélites, a razão de várias vezes por segundo.

Nos Estados Unidos funciona uma rede semelhante, a CORS (Continuously Operating Reference Station). Ela e composta por 148 estações. As informações já estão disponíveis na Internet. O endereço da rede CORS é http://www.ngs.noaa.gov/CORS/ Cors_coverage.html. Um exemplo deste tipo de dados pode ser visto no banco de dados da cidade de Orono nos Estados Unidos no endereço: ftp://geodesy.spatial.maine.edu/ onde estão dados coletados nos últimos dez dias.

Desta forma, basta um topógrafo americano coletar dados no campo com o seu aparelho de GPS, depois localizar a estação fixa mais próxima pela página do CORS na Internet e transferir para seu computador os dados disponíveis para o período em que ele coletou os dados no campo.

Vimos nesta coluna que o uso de uma rede aberta para distribuir informações de caráter publico, neste caso, com fonte reconhecida, é um exemplo do potencial da Internet como agente facilitador do trabalho diário. A Internet tem diversos problemas, mas seu caráter aberto e mundial deve ser bem aproveitado. É importante esclarecer que o fato de os dados de GPS estarem sujeitos a um pós-processamento é sua maior riqueza. Os dados provenientes de GPS devem ser manipulados por pessoas especializadas, que tenham conhecimento do assunto. O dado bruto do GPS é de muito menor valor do que o dado processado por alguém com conhecimento da natureza das informações que vêm do receptor.

Frederico Fonseca é engenheiro mecânico, tecnólogo em Processamento de Dados e mestre em Administração Pública. Participa da equipe de geoprocessamento da Prodabel, responsável pela implantação do GIS da Prefeitura de Belo Horizonte. Atualmente cursa doutorado na Universidade do Maine. email: fred@spatial.maine.edu