A Publintel está lançando o software Guia Inteligente de Ruas, que pretende unir software e mapa em um pacote fácil de instalar e usar. Por enquanto, ele cobre apenas a cidade do Rio de Janeiro, mas a empresa está finalizando o mapeamento de São Paulo e pretende mapear mais 10 cidades em breve, além de todas as estradas brasileiras (federais e estaduais) até agosto. O guia pode ser aplicado para roteirização (cálculo de caminhos), logística e distribuição, rastreamento de veículos por satélite, transporte de passageiros, localização de endereços no mapa a partir de banco de dados, e outros, dependendo da necessidade. Para manter a precisão das informações, a base cartográfica digital é atualizada periodicamente por pesquisadores em campo. O mapa contém toda a malha viária da cidade, com informações minuciosas de nomes de ruas, entradas e saídas de pontes e elevados, de cruzamentos complexos, e de detalhes embaixo de viadutos. O banco de dados contém a numeração dos prédios, mãos de direção e viradas proibidas, condições de tráfego e de segurança.
Segundo Marcelo Glasberg, diretor executivo da empresa, o Guia levou dois anos para ser desenvolvido e seguiu um conceito de utilização inteligente de mapas. Ele é de fácil visualização e fornece alta velocidade na movimentação da base. Ao contrário de bases feitas em Cad, que reconstroem a imagem na tela a cada vez que se quer consultar uma outra parte do mapa ou aproximar a visualização, o sistema da Publintel disponibiliza o mapa inteiro em tempo real. Isso faz com que qualquer movimento seja instantâneo. A base cartográfica digital poderá ser adquirida separadamente, e se adapta a todos os softwares mais comuns como ArcView/ArcInfo, Mapinfo, Autocad e outros. Glasberg afirma que há uma parceria entre a Trimbase, Orbcomm e Publintel, em que o software Guia Inteligente se tornou a principal solução para o AVL (Localização Automática de Veículos) da Orbcomm e Trimbase.
O primeiro cliente a comprar o Guia Inteligente de Ruas do Rio de Janeiro foi a Editora Abril, que vai utilizá-lo para logística e distribuição, calculando e definindo o roteiro dos caminhões de entrega. Mais informações no site: www.publintel.com