Pós–graduação em geoprocessamento ambiental (UFSCar e FEIS-UNESP).

O núcleo de geoprocessamento do departamento de engenharia civil da Universidade Federal de São Carlos, em convênio com a Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira, oferece entre novembro de 2006 a setembro de 2007 o curso de pós-graduação lato sensu em geoprocessamento. São 30 vagas e as inscrições encerram dia 5 de novembro. 

O objetivo do curso é reciclar os conhecimentos de profissionais que necessitam de geoprocessamento para o planejamento e gestão do meio ambiente, oferecendo ao aluno condições para compreender e criticar um sistema de informações geográficas, suas aplicações, seu potencial de análises e sua modelagem.

www.ngeo.ufscar.br 

Pós-graduação em ciências geodésicas e tecnologias da geoinformação (UFPE).

O curso apresenta duas áreas de concentração (geodésia aplicada; cartografia e sistemas de geoinformação) e três linhas de pesquisa (posicionamento geodésico e cadastro imobiliário; análise e processamento de imagens; análise e modelagem espacial).

A avaliação dos candidatos será baseada na análise do currículo, anteprojeto, histórico escolar, resultado da prova escrita, além do desempenho na entrevista com os membros do colegiado do programa. Inscrições abertas entre 3 e 21 de novembro.

www.ufpe.br/cgtg