Em 2005, a coordenação de cartografia do IBGE lançou uma série de produtos cartográficos digitais do mapeamento topográfico, geográfico e de unidades territoriais do Brasil, inclusive de algumas grandes regiões e unidades da Federação, para atender às demandas de vários tipos de usuários, como órgãos de governo, agências reguladoras e a iniciativa privada, que precisam realizar o planejamento de projetos com qualidade e precisão. Dentre as muitas vantagens oferecidas pelas cartas digitais estão a facilidade e rapidez de obtenção de dados, além disso quase todas estão disponíveis para download na página do IBGE na internet ( www.ibge.gov.br ), mais exatamente no endereço das Geociências/Cartografia.

Entre as dezenas de mapas lançados pela diretoria de geociências do IBGE em 2005 e disponíveis para download pela internet, encontram-se os novos mapas digitais estaduais (RS, SC, SP, MG, MS, AC, AP) e regionais (Regiões Sul e Norte). Esses produtos foram obtidos a partir da Base Integrada do Brasil ao Milionésimo (bCIMd), lançada pelo IBGE em 2003. A Base Integrada, cujas informações vêm sendo atualizadas com a ajuda dos órgãos parceiros, terá uma nova versão lançada em breve com informações mais atualizadas sobre sistemas de transportes, terras indígenas, unidades de conservação, entre outras. Em escalas maiores, encontram-se produtos do mapeamento topográfico que utilizam recursos do sensoriamento remoto. Na Bahia, por exemplo, estão disponíveis oito cartas-imagem na escala 1:100.000 feitas a partir de imagem de satélite SPOT-4 e as respectivas cartas planimétricas de uma área de 22 mil quilômetros quadrados que antes constituía um vazio cartográfico.


Cartograma com o esquema do projeto em andamento em SP/MG/GO)

Em São Paulo, Goiás e Minas Gerais, informações sobre uma área de 53 mil quilômetros quadrados, na região do Triângulo Mineiro, começam a ser disseminadas no mesmo endereço virtual na forma de ortofotomosaico, ou seja, um mosaico de ortofotos recortado em folhas do mapeamento sistemático. Já estão disponíveis as respectivas fotografias aéreas e o foto-índice. Em 2005, a coordenação de cartografia lançou ainda o mapa da Série Brasil em escala 1:5.000.000, impresso e digital, com banco de dados, indicado para utilização em painéis, escolas e atividades de planejamento.

Os planos da coordenação de cartografia para 2006 incluem a atualização da versão digital do mapa-índice, que vai trazer mais interatividade para as consultas, e o lançamento do mapa do Brasil em escala 1:2.500.000, um painel dividido em quatro partes de 2,3 metros de largura por 1,8 metro de altura. Também em 2006, o IBGE pretende tornar disponível para a sociedade brasileira novas cartas-imagens e planimétricas do Pará e do Maranhão, mais exatamente da região do vazio cartográfico, incluindo as reentrâncias do litoral maranhense. A elaboração de novos mapas estaduais poderia ser acelerada se fossem firmadas parcerias e convênios.

Há outras ações previstas para 2006 pela coordenação de cartografia do IBGE, inclusive a partir de aerofotos já existentes e disponíveis no mercado, com o intuito de reduzir custos. É o caso de dois projetos no estado de São Paulo e de uma área em Santa Catarina. Alguns novos projetos estão associados à realização do Censo Agropecuário e da Contagem da População 2006-2007, que exigirá a atualização de grande parte dos 5.564 mapas municipais, conforme a situação vigente em 2006.

Moema José de Carvalho Augusto
Coordenadora de cartografia (CCAR) da diretoria de geociências (DGC) do IBGE
moemajose@ibge.gov.br