A MapInfo Corporation se auto-define como provedora de tecnologia para mapeamento de negócios. Entre estes negócios, acredita que seu futuro no Brasil e no mundo passa pelos telefones celulares, agendas eletrônicas e computadores de mão, que levarão soluções de localização e roteamento baseadas em web para as mãos dos consumidores. Outro trunfo da empresa é a união de suas soluções de localização à tecnologia de CRM (Costumer Relationship Management Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente), mercado que cresce 50% ao ano. A companhia também selou recentemente parceria com a Oracle, gigante do setor de soluções de bancos de dados e comércio eletrônico. Nesta entrevista, o vice-presidente do grupo e gerente geral de vendas para Américas e Europa, Mark Philip Cattini, fala das novidades da MapInfo, das transformações do mercado em que a empresa atua, seus concorrentes e suas estratégias de negócio. A empresa começou há 14 anos com 4 funcionários e hoje tem uma receita anual em torno de 74 milhões de dólares.

Mark Cattini

infoGEOQuanto a MapInfo cresceu, em porcentagem, desde sua fundação em 1986?
Mark Cattini – A MapInfo era uma empresa estreante em 1986, com 4 funcionários (os fundadores), um produto e nenhum faturamento. Nos primeiros anos, a MapInfo cresceu de 50 a 100% anualmente. Neste ano, é uma companhia global com 500 empregados e 21 escritórios ao redor do mundo. O faturamento anual aproxima-se dos 100 milhões de dólares e a MapInfo oferece uma completa gama de softwares, dados e soluções distribuídos em 51 países e disponíveis em 21 línguas.

infoGEOQual a posição da MapInfo no ranking das empresas de GIS, por faturamento?
Mark Cattini – A MapInfo não é estritamente uma empresa de GIS, apesar de que, no seu início, os analistas da indústria a encaixaram neste nicho do mercado. Companhias de GIS tradicionais emergiram da engenharia espacial do CAD, enquanto a MapInfo – que foi fundada como uma provedora de tecnologia para mapeamento de negócios permite a tomadores de decisões visualizarem dados em seus PCs usando tecnologia espacial. Esta herança de suporte à tomada de decisões é o que tem permitido à MapInfo ultrapassar o crescimento de seus competidores do "GIS tradicional" nos últimos anos e entrar em mercados de crescimento acelerado, como Business Intelligence (Inteligência Empresarial) e Costumer Relationship Management – CRM (Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente). O mercado tradicional de GIS está crescendo 15% ao ano, enquanto o amplo mercado de Business Intelligence tem um crescimento anual estimado em 30%. Hoje, os analistas colocam MapInfo e Oracle como líderes no setor de Sistemas de Suporte a Negócios dentro do crescente mercado de Business Intelligence. Além disso, a MapInfo oferece para CRM soluções únicas baseadas em localização e este segmento do mercado está crescendo ainda mais rápido – estimado em mais de 50% por ano – quanto mais e mais organizações se esforçam para desenvolver sistemas focalizados em achar, servir e aumentar sua base de clientes.

infoGEOOs software de GIS da MapInfo são focados em negócios. Quais são os maiores e mais importantes usuários neste mercado? Por quê?
Mark Cattini – Provedores de serviços de telecomunicações, em todos os aspectos da indústria, estão num mercado altamente competitivo, onde a mudança de opção dos clientes pode chegar a 30% ao ano. Para oferecer serviços, prover cobertura, e atingir as expectativas dos usuários pelo bem da indústria, estas organizações precisam de tempo de resposta de minutos. De outra forma eles vão perder para o provedor do melhor serviço. Estas organizações reconhecem que as soluções baseadas em localização da MapInfo podem ajudá-las a implementar o melhor em sistemas de CRM e estar a frente da competição por servir melhor seus atuais clientes e por encontrar novos com o melhor potencial para novos negócios.
Outros setores de serviços estão também reconhecendo o valor de usar localização para entender melhor seus clientes e, usando esta percepção, maximizar estes relacionamentos. Estes setores, serviços financeiros, varejo, imobiliário, e serviços de utilidade pública, assim como o setor público em si, estão oferecendo novas aplicações usando soluções da MapInfo – tanto software quanto dados demográficos de alto valor agregado – para ajudar a aumentar seus negócios.

infoGEOQuais os tipos de empresas são novos potenciais usuários de MapInfo, na sua opinião?
Mark Cattini – Qualquer organização que tenha uma base de clientes é uma potencial usuária da tecnologia MapInfo. Mas, a proliferação de equipamentos de mão – telefones inteligentes, PDAs, WAP (Wireless Application Protocol – Protocolo para Aplicações Sem Fio) – serão a nova onde de usuários MapInfo, trazendo aplicações baseadas em Web para as mãos dos clientes.

infoGEOQual a opinião da MapInfo quanto ao mercado brasileiro? E o mercado Latino Americano?
Mark Cattini – O Brasil é um importante mercado para a tecnologia MapInfo, conforme acreditamos que é o país líder em tecnologia desenvolvida nesta parte do mundo. Nós temos uma quantidade de relações estratégicas com parceiros que trabalham diretamente com clientes no Brasil e esperamos que o país lidere o mercado Latino Americano. Assim que outros países expandam seu uso de tecnologia em geral, nós acreditamos que este será um importante e emergente mercado mundial. Isto é especialmente verdadeiro para equipamentos de mão sem fio, que não requerem imensos investimentos em infra-estrutura para oferecer as mais atuais novidades tecnológicas.

infoGEOA MapInfo tem algum dado sobre o potencial de crescimento do mercado Latino Americano?
Mark Cattini – É difícil encontrar dados de mercado específicos sobre GIS para a América Latina, então nosso foco está mais em CRM, onde acreditamos que os dados serão mais fáceis de achar e oferecer como parte das soluções MapInfo. Nós estamos felizes com a presença que a MapInfo já estabeleceu e vemos bom potencial para crescimento futuro.

infoGEOQual foi o faturamento total da MapInfo no último ano? E quanto desse valor provem do mercado brasileiro?
Mark Cattini – A MapInfo obteve uma receita total de US$74,4 milhões no ano fiscal de 1999, que foi encerrado no mês de setembro. As Américas, incluindo a Latina e, portanto, o Brasil, representaram 54% do total do faturamento, ou seja, US$40 milhões. A contribuição da América Latina foi de cerca de 1%, mas nós enxergamos um potencial tremendo à medida que o uso da tecnologia da MapInfo migra da Web para aplicações sem fio, possibilitando a mercados emergentes usufruir das vantagens proporcionadas pelas novas tecnologias.

infoGEOQuais as novidades da MapInfo para este ano?
Mark Cattini – Novo na MapInfo este ano é o desenvolvimento de aplicações baseadas em Web para os nossos clientes empresariais, possibilitando que eles utilizem serviços baseados na localização dos seus próprios clientes para atingi-los de maneira mais eficiente. Outra novidade é a entrada da MapInfo no mercado da Internet sem fio e o desenvolvimento de aplicações para aparelhos portáteis.

infoGEOQuais os termos da parceria entre a MapInfo e a Oracle?
Mark Cattini – MapInfo e Oracle assinaram uma parceria de liderança de mercado em abril de 1998 para lançar a primeira Solução Espacial para Internet em linguagem 100% Java no Oracle8i. Esse é um acordo de união onde a tecnologia da MapInfo está integrada de maneira uniforme ao Oracle8i. O acordo também inclui uma política de vendas direta no mercado e consonância de marketing para serviços comerciais de indústrias e setor público. Menos de um mês após a assinatura do acordo, MapInfo e Oracle assinaram diversos contratos multimilionários com duração de vários anos para fornecer soluções MapInfo-Oracle à Nextel Communications. Imediatamente após isso e nos últimos meses, ambas as companhias assinaram contratos com a FEMA (Agência Federal de Gerenciamento de Emergências), o Corpo de Bombeiros de Nova Iorque, a Realty One, uma das maiores fomentadoras do mercado imobiliário nos Estados Unidos e com a Northern Island Land Registry da Europa. Continuamos trabalhando em parceria para atingir consumidores de empresas-chave do mercado de serviços, especialmente em telecomunicações.

infoGEOO que significa essa parceria para a MapInfo e para o mercado em geral?
Mark Cattini – Uma transformação. A Oracle está se tornando a principal ferramenta de comércio eletrônico e é usada atualmente por todas as grandes empresas que negociam pela Web. Essa parceria removeu barreiras para a entrada da tecnologia da MapInfo nas grandes aplicações de comércio que são de importância crítica para qualquer organização. Além disso, tirou definitivamente a MapInfo dos departamentos de planejamento e a lançou ao empreendimento global. Isso também abriu mercado para o valor único das ofertas da MapInfo em aplicações CRM (Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente), tornando mais fácil empregar soluções baseadas em localização e incorporando esses dados a uma central de reposição de dados, na maioria dos casos uma base de dados Oracle.

infoGEOA MapInfo produz ferramentas planejadas especificamente para a Internet. Na sua opinião, qual o futuro da relação entre GIS e a Internet na America?
Quais as estratégias da MapInfo no que diz respeito a isso?

Mark Cattini – A MapInfo desenvolve aplicações baseadas em a Web para a Internet e acreditamos que a demanda por esse tipo de programa já é bastante forte e tende a aumentar. O que a Web vem fazendo é tornar extremamente fácil armazenar informações em um banco de dados central, possibilitando usar a força de tecnologias baseadas em localização como mais uma aplicação fácil de usar em ambiente browser. Aplicações que incluem "Find the Nearest locations" ("encontre as localizações mais próximas") e novos programas de roteamento possibilitam companhias a alcançarem consumidores virtuais gerando alto retorno de investimentos. O futuro é promissor.
Nossas estratégias são de desenvolver e entregar novas aplicações Business-to-Business (negócios entre empresas) baseadas em Web que alavancam localização e demografia e possibilitam companhias e organizações a servirem seus clientes melhor, encontrar novos e incrementar o potencial de consumidores, tornando mais fácil a venda de aplicativos similares para várias empresas ou departamentos da mesma empresa (cross-sell) e a venda de extensões do produto ou serviço para ampliar sua utilização (upsell).

infoGEOQual a política de vendas da MapInfo? Ela está comercializando com pequenas companhias que usam apenas uma licença de software ou vendendo para companhias maiores para uso corporativo?
Mark Cattini – A atual política de vendas da MapInfo é baseada em pontos geográficos chave onde atuam nossas equipes de vendas diretas e regionais. Temos ainda vários vendedores que agem de forma mais discreta em setores chave do mercado, como telecomunicações, setor público e CRM tradicional ou eletrônico. Somado a isso, a MapInfo tem um serviço de consulta a vendedores para dar suporte no caso de contratos plurianuais, uma equipe dedicada apenas à integração de sistemas e um centro global de treinamento de vendedores adotado por todos os nossos parceiros ao redor do mundo. Com relação ao tamanho dos clientes, vendemos para todos os tipos de empresas, das menores às maiores do mundo, como a Sprint, AT & T, MCI Worldcom e outras.

infoGEOQuais são os principais concorrentes da MapInfo no mercado global?
Mark Cattini – O cenário de competições para a MapInfo mudou dramaticamente nos últimos 2 anos à medida que a MapInfo afastou-se dos nossos tradicionais concorrentes, como a ESRI, Autodesk (divisão GIS), Intergraph (divisão GIS) e Smallworld. Nosso foco está agora em novos parceiros de mercado, e com esses sócios – tal qual a Oracle, Polk, companhias líderes de CRM e de telecom – a MapInfo está, novamente, em uma posição de liderança de mercado, com uma agressiva política de concorrência.

infoGEOA MapInfo tem uma estratégia para criar produtos mais populares, que possam ser usados na vida cotidiana do cidadão comum?
Mark Cattini – A MapInfo já está lançando novas aplicações baseadas em Web que estão possibilitando a criação de novos negócios para consumidores virtuais, como o serviço de "Find the Nearest" ou de roteamento. Além disso, à medida que o mercado de Internet sem fio avança, estamos desenvolvendo uma ampla gama de serviços portáteis, que podem ser utilizados através de telefones dotados de WAP (Wireless Application Protocol), PalmPilots e outros tipos de aparelhos manuais. Esse é um mercado instigante e explosivo, e a MapInfo está totalmente preparada para atender às crescentes demandas por equipamentos que acompanhem a movimentação das pessoas na dinâmica sociedade em que vivemos.

Os produtos da MapInfo Corporation são representados no Brasil pela Geograph.
Site da MapInfo: www.mapinfo.com
Site da Geograph: www.geograph.com.br