Maior mostra do Brasil destinada a transportadores serve como vitrine para as inovações das empresas de monitoramento de veículos no país.
Por Rogerio Galindo

Uma feira voltada para transportadores, com público visitante de 30 mil pessoas na maior cidade da América Latina. Dificilmente o mercado brasileiro de empresas de monitoramento de veículos teria chance melhor de apresentar seu potencial e suas novidades.

De 8 a 12 de novembro, em São Paulo, aconteceu a Fenatran (Feira Nacional de Trânsito). Iniciativa da NTC (Associação Nacional dos Transportadores de Cargas) e da ANFAVEA (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), o evento é promovido e organizado pela maior empresa do gênero no país, a Alcantara Machado Feiras de Negócios. No total, a feira reuniu 184 expositores de 12 países. Dentre estes, vários mostraram soluções nas áreas de logística e segurança que foram desenvolvidas a partir de posicionamento GPS e transmissão de dados a distância.

Inovações
A lista de empresas que oferecem serviços ligados ao monitoramento e que estiveram presentes na feira é a mais variada possível. Estavam presentes desde companhias que vendem equipamentos para rastreio até transportadoras que são usuárias finais do monitoramento, passando por representantes de sistemas como Orbcomm e Omnisat.

A GFMI, de Ribeirão Preto, por exemplo, estava apresentando sua linha integrada de softwares de logística. Representante da Via Lógica, a GFMI está trazendo para o Brasil o programa Delivery, que faz roteamentos com tecnologia 100% nacional. O Delivery Internet oferece a possibilidade de supervisão de tarefas via web para qualquer tipo de rastreamento.

A versão Online, por sua vez, segundo a empresa, é direcionada para empresas que utilizam o rastreamento por satélite, GPS ou qualquer outra forma de comunicação com a frota. Por meio de plug-ins, permite acompanhamento de status das rotas e produz resultados que podem ser editados pelo usuário.

A Braslaser, de São Paulo, levou para a Fenatran o ITV (in Transit Visibility) da Motorola. A principal vantagem deste sistema, segundo Jorge Nurkin, diretor da empresa, é permitir o rastreio da carga e a consulta de sua localização via Internet com etiquetas de baixo custo aplicadas a volumes. A linha de comunicadores Stellar para a constelação Orbcomm também foi uma das atrações do estande da Braslaser.

"Estamos oferecendo a solução com grande flexibilidade de configurações, desde placas OEM até uma solução completa. Trata-se de uma solução para monitoramento satelital de baixo custo e grande eficiência. Seu baixo consumo de bateria permite sua utilização nas carretas e sua portabilidade é ideal para frota terceirizada", avisa Jorge.

A solução vendida pela Omnidata, o Saver 2000, foi apresentada como sendo o primeiro sistema de rastreamnto de segunda geração. A principal característica do produto é o conceito de inteligência a bordo. Um pequeno computador é instalado no veículo a ser rastreado. Este equipamento tem capacidade de tomar sozinho decisões pré-determinadas, como trava e manter as portas do baú travadas, cortar a ignição ou o combustível, disparar sirenes e mensagens sonoras. A principal vantagem seria a diminuição da necessidade de contato com a Central, que ficaria restrita a casos de exceção, diminuindo custos de comunicação.

Tradição
A feira também atraiu o setor mais tradicional da indústria no país. Duas das mais tradicionais empresas de monitoramento de veículos no país estiveram mostrando suas novidades na Fenatran.

A Controlsat apresentou uma nova possibilidade para seus clientes. Agora, além da transmissão de dados por satélites, a empresa está disponibilizando a comunicação via telefonia celular. Indicada principalmente para quem precisa controlar frotas dentro da região metropolitana, a alternativa barateia e agiliza o rastreamento, possibilitando que carros de passeio comuns também sejam acompanhados a distância.

Já a Autotrac apresentou inovações em pelo menos três áreas: software, hardware e financiamento. Na parte de equipamento, a novidade é o sistema integrado que foi desenvolvido pela empresa e que diminui o volume de peças que precisam ser instaladas no veículo que vai ser rastreado. "Até hoje, nosso sistema era composto de uma antena, de um terminal e de uma caixa preta. Agora conseguimos compactar tudo em apenas duas peças", comemora Rodrigo Costa, responsável pelo marketing da Autotrac.

A inovação de software é a customização da versão Windows do programa utilizado para o rastreamento. Rodrigo explica que antes deste ano, o monitoramento podia ser feito com um software em DOS adaptado para a realidade brasileira ou com a versão Windows original. E qual a importância de se ter a versão Windows adequada ao Brasil? Rodrigo Costa diz que a necessidade existe principalmente em função da diferença de uso que se dá ao sistema. Enquanto nos Estados Unidos os satélites são acionados principalmente para fins de logística, no Brasil o principal interesse está na segurança.

Soluções para a forma de pagamento do sistema também são bastante importantes na atual fase de desenvolvimento do AVL no Brasil. A tecnologia ainda não é totalmente divulgada no país e empresários do setor ficam temerosos de pagar por uma solução cara. Por isso, a Autotrac trabalhou para conseguir um novo padrão de financiamento com o Bradesco. Agora, é possível pagar a instalação do sistema em até 5 anos.

Serviço

Dados de quem contribuiu para a matéria

Autotrac
Fone: (61)307-1010
E-mail: rodcosta@linkxpress.com.br

Controlsat
Fone: (11)576-8510
E-mail: comercial@controlsar.com.br

SGF
Fone: (11)5588-2880
E-mail: raranha@sgf.com.br

GFMI
Fone: (16)610-3280
E-mail: mkt@gfmi.com.br

Braslaser
Fone: (11)3873-1811
E-mail: braslasr@unisys.com.br

Omnidata
Fone: (11)212-3199
Internet: www.omnidata.com.br