Agricultura de precisão on line

A Internet pode ser um bom caminho parea se conhecer as possibilidades que o geo vem oferecendo para a agricultura

Bom, para falar de agricultura de precisão nesta coluna de Internet foi preciso primeiro fazer uma pesquisa na própria Internet para descobrir exatamente o que é esta tal de agricultura de precisão. Usando-se o Altavista (www.altavista.com) como pesquisador, logo encontramos pelo menos dois sítios interessantes: o primeiro é o sítio muito bem cuidado da Embrapa com o GIP sobre agricultura de precisão (http://wwwbases.cnptia.embrapa.br/cria/gip/gipap/index.html); o segundo é o artigo "Interoperabilidade de software para uso em agricultura de precisão" de Saraiva et Al. (http://www.agrosoft.com/ag97/papers/c4a1030.htm).

O sítio da Embrapa é muito bom e foi uma das principais fontes de informações que usei para este artigo. O projeto do sítio é bem agradável, permite a interação do usuário em várias páginas e contém uma quantidade de informação impressionante, sempre distribuída de forma bem organizada e de fácil navegação. A definição de agricultura de precisão apresentada no sitio é muito simples e clara:

"O termo Agricultura de Precisão engloba o uso de tecnologias atuais para o manejo de solo, insumos e culturas, de modo adequado às variações espaciais e temporais em fatores que afetam a produtividade das mesmas. Esta nova filosofia de se fazer agricultura tem levado ao uso de três tecnologias, que são o sensoriamento remoto, o sistema de informações geográficas (GIS) e o sistema de posicionamento global (GPS). Nos países desenvolvidos, produtores dispõem de serviços que envolvem a aquisição de dados via satélite e a análise detalhada de campos de produção, que podem ser utilizados para verificação de variações espaciais em fatores de solo e produção, balizando o processo de tomada de decisão em harmonia com o ambiente".

Além desta definição o sítio apresenta várias seções interessantes:
Boletim Eletrônico: uma área onde se pode ler e submeter artigos sobre o assunto.

Pesquisadores/especialistas: uma boa lista de pesquisadores de várias instituições com endereços, interesses de pesquisa e e-mail.

Recursos de Informação: uma lista bastante completa de diversos sítios no Brasil e no exterior que desenvolvem pesquisa na área de agricultura de precisão.

Eventos: divulgação de eventos relacionados com a agricultura de precisão e áreas afins. Esta área também permite que se cadastre os eventos na hora.

Projetos de Pesquisa: um lugar para divulgar os esforços em projetos de pesquisa na área. O interessante do sitio da Embrapa e a capacidade de aceitar dados dos usuários. Nesta área por exemplo você pode cadastrar seu projeto de pesquisa de forma interativa.

O sítio da Embrapa está de parabéns tanto pelo projeto gráfico agradável como pela facilidade de navegação, organização e facilidades oferecidas aos usuários para o cadastramento de eventos, pesquisas, etc. Um sítio nota 10. Nosso segundo sítio é onde está o artigo de Saraiva, Basseto e Massola que discute um dos problemas decorrentes da necessidade de se usar diversas tecnologias na agricultura de precisão. A integração de informações e programas de diversas fontes como GIS, GPS e sensoriamento remoto esta gerando o que Gio Wiederhold chamou de uma nova ciência, a ciência da integração. E é ai que entra a Internet.

A grande rede é o lugar ideal para a integração de sistemas. É uma rede aberta a qual todos podem ter acesso. Ao mesmo tempo estão disponíveis na Internet vários tipos de tecnologias abertas que podem ser usadas na complexa tarefa de integração. Também a interface que se torna cada vez mais comum hoje, a interface dos navegadores pode servir como elemento facilitador na integração.

Em um cenário ideal podemos pensar em um trator arando a terra e distribuindo fertilizantes. Este trator usa um GPS que torna sua localização conhecida por um sistema de informações geográficas. Este sistema usa informações obtidas por sensoriamento remoto para conhecer as condições do terreno neste local e quais são os componentes químicos que devem ser usados para corrigir determinadas características.

Estas informações são transmitidas de volta ao trator que tem, é claro, um computador embutido que cuida da mistura e distribuição dos adubos. A Internet funciona como o meio de distribuição e integração de toda esta tecnologia. A Internet tem o meio físico e também os programas disponíveis para que esta solução possa ser implementada.

O outro motivo para se usar a Internet como integradora deste tipo de solução é o motivo econômico. Embora hoje ainda o preço de imagens de satélite seja bastante alto, é de se esperar que com esta febre de oferta de serviços pela Internet todo o espectro de usuários acabe sendo englobado, incluídos aí os usuários da agricultura de precisão. Um serviço que ofereça análises padrão de solo atualizadas de acordo com a safra e épocas do ano não é difícil de se imaginar e de implantar. Enquanto a agricultura de precisão para um usuário único é cara, a hipótese de uma central que compre imagens de grandes áreas, faça o trabalho de análise e distribua os resultados pela Internet é bastante viável e deve mais cedo ou mais tarde estar disponível.

Frederico Fonseca é engenheiro mecânico, tecnólogo em Processamento de Dados e mestre em Administração Pública. Participa da equipe de geoprocessamento da Prodabel, responsável pela implantação do GIS da Prefeitura de Belo Horizonte. Atualmente cursa doutorado na Universidade do Maine. email: fred@spatial.maine.edu