A automação topográfica em Itaipu

A topografia automatizada é uma das ferramentas essenciais para o funcionamento de uma das sete maravilhas do mundo moderno: a usina hidrelétrica bi-nacional de Itaipu.
Por Fernando César Ribeiro

Com Potência Instalada de 12.6 milhões de quilowatts (kW) e eleita uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno (dividindo o título, entre outros, com o túnel sob o Canal da Mancha e a Ponte Golden Gate), a Usina de Itaipu – maior hidrelétrica do mundo – possui sistemas completos de Automação Topográfica que auxiliam no gerenciamento de vários setores da empresa, contribuindo para os seguidos recordes na produção de energia elétrica que é responsável pelo suprimento de 89% do consumo do Paraguai e 25% de toda a demanda do mercado brasileiro. Imprescindíveis nos trabalhos, os sistemas contam com todos os equipamentos e softwares direcionados para as várias modalidades de controle.

Áreas de Atuação
Existem várias equipes de campo atuando dentro da área total da Usina, cada uma delas pertence a uma diretoria responsável por diferentes linhas de trabalho. A Diretoria Técnica, por exemplo, é responsável pelos levantamentos que se encontram dentro da chamada Área Industrial e também pelo Controle Geodésico da Barragem realizado por meio de marcos para monitoramento.

Outros trabalhos de bastante importância são os realizados pela Diretoria de Coordenação Brasileira, que é responsável pelos levantamentos topográficos fora da Área Industrial, que compreendem a Área Prioritária da Entidade, a Faixa de Proteção na margem esquerda do reservatório ao longo de aproximadamente 1.400 km e outras áreas de interesse da Itaipu. Segundo o Engenheiro Alexandre Osório, responsável pela Topografia da Coordenação, a produtividade e facilidade de operação alcançadas pelos equipamentos mais modernos são fatores decisivos na entrega dos serviços justamente pela quantidade de atribuições do setor, que são :

 Trabalhos técnicos de regularização cadastral dos imóveis da Entidade, incluindo as vilas residenciais;

 Manutenção permanente das divisas ao longo de 1.400 km (8.900 marcos) da Faixa de Proteção na margem esquerda do reservatório visando a preservação ambiental e do patrimônio da empresa;

 Levantamentos planialtimétricos de interesse da Entidade ao longo da Faixa de Proteção na margem esquerda do reservatório e na Área Prioritária – CHI tais como: pontos de pesca , corredores de dessedentação, captação de água e ampliação de áreas de lazer;

 Monitoramento da evolução da sedimentação no reservatório e da erosão em suas margens visando garantir a qualidade da água do reservatório e a fauna e flora existente;

 Levantamentos topográfico-cadastrais de áreas externas de interesse da Itaipu tais como: conservação de solo, implantação de abastecedores comunitários e readequação de estradas;

 Medições físicas de obras e serviços tais como medição para pagamento das áreas pertencentes ao projeto de paisagismo, tubulações, pavimentação do sistema viário, etc.

Sistemas Utilizados
A Coordenação tem à disposição para as tarefas mencionadas os seguintes equipamentos com as suas respectivas características técnicas:

Estes equipamentos possuem gravação de dados em cartões de memória (REC module e PCMCIA) com alta capacidade de armazenamento e que possibilitam a etapa de transferência de dados por meio da leitura do cartão com driver específico fazendo com que o equipamento não precise ir a escritório. Existe também a alternativa de transferência de dados via interface serial (cabo) podendo ser usado em situações de emergência. Um item bastante elogiado pela equipe de campo é a possibilidade de medição de longas distâncias, extremamente necessária para os serviços.
Com relação ao software de processamento de dados de campo, o escolhido foi o Sistema de Automação Topográfica Posição. Desenvolvido para trabalhar com as plataformas Autodesk (AutoCAD e AutoCAD MAP), padrões em Itaipu, o sistema tem interface direta com os equipamentos utilizados e ,na opinião dos técnicos, a simplicidade de operação sem deixar de ser profissional e o fato de ser aplicativo direto no AutoCAD foram fatores muito relevantes para o sucesso dos resultados demonstrados em quase dois anos de uso.

A importância do
treinamento

A usina passa hoje por um processo de reciclagem profissional constante e, segundo o Engenheiro Wagner Rocha, responsável pelo Treinamento da Empresa, em Itaipu existe sempre a busca de novas alternativas de integração dos grupos de trabalho com as novas tecnologias por meio dos cursos e palestras técnicas, o que é imprescindível para que o aproveitamento seja efetivo. É claro que contando com a ajuda de empresas qualificadas para todo o suporte necessário.

Pessoal de topografia da usina de Itaipu em treinamento.

Fernando César Ribeiro é engenheiro civil, consultor técnico e gerente comercial da Manfra & Cia Ltda. (Pr). E-mail: fcribeiro@manfra.com.br