O setor de Tecnologia de Informação é uma fatia promissora do mercado brasileiro. Segundo previsão da Secretaria Política de Informática e Automação, o setor vai alcançar até o final do ano um crescimento de 15%.

O crescimento poderia ser ainda maior se já tivesse sido aprovada a nova Lei de Informática, e se não houvesse tamanho desequilíbrio na balança comercial – o grande volume de importações tem emperrado o crescimento do mercado de TI brasileiro. Para impulsionar o mercado, o governo está estimulando a produção local de componentes de informática e atraindo fabricantes para o país.

Apesar das dificuldades a tendência do mercado é que cresçam cada vez mais os investimentos das empresas em informatização e novas tecnologias. As tecnologias de informação geográfica, dentro desse cenário otimista de crescimento, também saem beneficiadas.

Estima-se que até o final deste ano cerca de 3,2% do faturamento das empresas será destinado a investimentos em TI – incluindo GEO – e a previsão é que em 2001 esta receita cresça para 5%. Números animadores, pois trata-se de um setor relativamente recente no país, mas com perspectivas de expansão asseguradas pelo nítido amadurecimento do mercado.