O primeiro satélite comercial com um metro de resolução completa, hoje, um ano no espaço.

Em 24 de setembro de 1999, o IKONOS foi lançado pela norte-americana Space Imaging. Desde a obtenção da sua primeira imagem, em 01 de janeiro de 2000, o satélite já criou mais de 200.000 fotografias digitais, em um total de 24 milhões de quilômetros quadrados imageados, e percorreu 232 milhões de quilômetros orbitando ao redor da Terra, coletando dados de todos os continentes do planeta.

Ao longo deste primeiro ano de vida, o satélite da Space Imaging revolucionou o mercado de sensoriamento remoto, suas imagens influenciaram vários setores comerciais e governamentais e até hoje criam polêmica em segmentos de aerofotogrametria e as demais empresas de satélites.

Para comemorar o aniversário do IKONOS, a Space Imaging fez uma coletânea reunindo as 10 imagens mais "reveladoras" obtidas pelo satélite. As pirâmides do Egito; o letreiro de Hollywood, na Califórnia; o Parque Olímpico em Sidney; os portos de São Francisco e Hong Kong, Hoover Dam; a virada do ano em Londres; a cidade de Meca e imagens da Chechenia (antes e depois do bombardeio), podem ser vistas na exposição comemorativa, no site da companhia: www.spaceimaging.com .