Simultaneamente ao 51o Congresso de Astronáutica da IAF (International Astronautical Federation) – maior evento de ciências e tecnologias espaciais do mundo – o Rio Centro estará sediando uma exposição que reunirá tecnologias espaciais de diversos países.

A exposição trará ao Brasil um pouco do que acontece em termos de programas e projetos científicos e tecnológicos, sob a coordenação das principais agências espaciais e indústrias do setor. Estarão presentes 75 empresas em 40 estandes, exibindo satélites, astronautas, laboratórios para testes, maquetes de foguetes e outras tecnologias.

O maior estande, destaque do evento, é o do Programa Nacional de Atividades Espaciais (PNAE), que trará maquetes com até 4 metros de altura de foguetes brasileiros, e também dos satélites nacionais SCD-2 e CBERS-1. O Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) também participará com um laboratório demonstrativo da coleta de dados por satélite. Além disso estarão presentes agências espaciais de diversos países, como a brasileira AEB, a Nasa (EUA) e a Nasda (Japão).

O evento acontecerá entre os dias 3 e 5 de outubro, das 14 às 18 horas no Pavilhão 2 do Rio Centro. A entrada é franca.