O Centro Regional de Educação em Ciência e Tecnologia Espaciais para a América Latina e Caribe (CRECTEALC) iniciou este mês suas atividades no Brasil. No último dia 12, o ministro brasileiro da Ciência e Tecnologia Ronaldo Sardenberg assinou o acordo que autoriza o funcionamento da sede oficial do Centro no país pelos próximos quatro anos.

O Centro, fruto de parceria firmada entre Brasil e México em 1992, tem um campus também naquele país. Aqui no Brasil a sede do CRECTEALC funcionará no Inpe pelos próximos quatro anos, em São José dos Campos. A proposta do Centro é a de promover a capacitação de recursos humanos na utilização da ciência e tecnologias espaciais.

A grade curricular dos cursos oferecidos pelo Centro está voltada para especialidades ligadas à sensoriamento remoto, meteorologia e ciências atmosféricas. Inicialmente criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Centro reúne grandes possibilidades de captação de recursos e parcerias com instituições nacionais e internacionais na área espacial.