Descubra se sua Estação Total é mesmo à prova dágua e a quais condições você pode submetê-la

Atualmente, a maioria dos fabricantes de equipamentos topográficos possuem Estações Totais, Teodolitos e Níveis à prova dágua. Juntamente com a maior oferta destes equipamentos, surgiram algumas dúvidas como: Posso molhar o equipamento?, É possível trabalhar sob chuvas intensas?, É resistente à submersão?

A simples definição de "Prova dÁgua" ou "Impermeável" não esclarece tais dúvidas, pois existem vários fatores de proteção contra água. Portanto, é necessário conhecer o Padrão Internacional definido na Norma IEC529 que classifica o fator de proteção dos equipamentos contra objetos sólidos e líquidos. A Norma IEC529 foi criado pela IEC – International Electrotechnical Commission (Comissão Internacional de Eletrotécnica), em conjunto com o CENELEC – European Commitee for Electrotechnical Standarization (Comitê Europeu para Padronização Eletrotécnica).

A classificação dos fatores de proteção, denominado IP Code (Código IP), é definida através de números que seguem as letras IP, por exemplo IP54. O primeiro número indica o fator de proteção contra objetos sólidos e o segundo número, contra líquidos.

Conforme descritos nos quadros a seguir, um equipamento que possui a classificação IP54 significa que está protegido contra poeiras e spray de água em toda a superfície.

Considerando-se que onde não penetra líquidos, não penetra objetos sólidos, a maioria dos fabricantes substituem o primeiro número do Código IP (proteção contra objetos sólidos) pela letra X, pois esse número passa a ser irrelevante. Assim sendo, nos catálogos dos equipamentos, é comum observar as classificações IPX5, IPX6, etc.

<br
>
Quadro 1: Código IP – Fator de Proteção contra Objetos Sólidos (primeiro número)

Quadro 2: Código IP – Fator de Proteção contra Líquidos (segundo número)

O fabricante Japonês Pentax adota a Norma Japonesa chamada JIS. A numeração que define o fator de proteção contra líquidos é similar ao Código IP.
Exemplo: JIS4 = IPX4.

Condições de teste
É importante também conhecer as condições de teste para cada fator de proteção, ou seja, a que situações os equipamentos são submetidos durante o teste de resistência contra líquidos.

Os fatores de proteção 7 e 8 estão sujeitos a algumas restrições.
 Fator 7:
– O ponto mais baixo do equipamento de altura menor que 850 mm, deve estar localizado, no máximo, a 1.000 mm de profundidade.
– O ponto mais alto do equipamento de altura maior que 850 mm, deve estar localizado, no máximo, a 150 mm de profundidade.
– A duração de teste deve ser, no máximo, 30 min.
– A diferença de temperatura da água e do equipamento não deve ser superior a 5ºC.

 Fator 8:
– Caso não haja um padrão de teste fornecido pelo fabricante, a realização do teste de resistência está sujeita a um acordo entre o fabricante e usuário, pois o equipamento será submetido às situações de imersão contínua em ambiente real de trabalho, podendo ser mais severas que as condições descritas no Fator 7.

Quadro 3: Condições de Teste – Proteção contra Líquidos.

Analisando o Fator de Proteção contra Líquidos (quadro 2) e Condições de Teste (quadro 3), pode-se dizer que os equipamentos que possuem a classificação IPX5 ou superior são realmente impermeáveis, podendo até trabalhar sob chuvas. Obviamente, trabalhar sob chuvas não é uma tarefa diária, porém em certas situações, como nas obras de construção civil, a chuva não é o motivo para parar a produção e consequentemente faz-se necessária a presença de equipe de topografia.

A execução de serviços topográficos sob chuva ocorre em situações especiais, no entanto, é comum deparar com ambientes extremamente úmidos, e/ou poeiras em grande quantidade. Nestes ambientes de trabalho, quanto mais alto o fator de proteção dos equipamentos, maior será a proteção e durabilidade do equipamento, acarretando

<br
>
Sua Estação Total pode durar mais se você estiver ciente das condições a que pode submetê-la.

As informações constantes dos Quadros 1 2 e 3 foram extraídas da Publicação Nº 529 IEC60529 Segunda Edição 11/1989. Esta publicação pode ser adquirida através do endereço eletrônico www.iec.ch/catalg-e.htm , mediante o pagamento de 123,00 Francos Suíços (aprox. U$ 210,00).

Takushi Narumi
é formado em Engenharia Cartográfica pela UNESP/Presidente Prudente e atua como gerente de Vendas para América do Sul na Topcon American Corporation. E-mail: tnarumi@topcon.com