A Trimble anunciou nesta semana uma nova solução para melhorar a acurácia do sistema de posicionamento global, a Estação Virtual de Referência (VRS).

Segundo a empresa, essa estação virtual possibilita posicionamento com margem de erro centimétrica sem a necessidade de se recorrer a um marco geodésico para efetuar a correção diferencial do sinal GPS. Desenvolvido por uma subsidiaria da Spectra Precision (que hoje é parte da Trimble), a Estação Virtual consiste em um software especial e uma rede de receptores GPS que se comunicam com um centro de controle.

O software VRS usa as informações transmitidas pela rede para calcular desvios e efetuar correções que são aplicáveis a vastas extensões de terreno. Essas coordenadas para correção diferencial são transmitidas por sistemas de comunicação sem fio (rádios e telefones celulares) para usuários em campo ao alcance da rede Trimble.

Com a utilização da rede, os usuários podem operar a distâncias de até 50 quilômetros do marco referencial mais próximo e ainda assim manter uma acurácia pelo menos 3 vezes maior do que a obtida sem o intermédio do cálculo diferencial.