Um novo site na Internet resolveu conciliar História e Cartografia tendo como pano de fundo a cidade de Belo Horizonte. Registrado sob o nome de "vist@erea", a Homepage oferece fotografias aéreas da capital mineira, identificando ruas, cidades e bairros dos variados momentos históricos da cidade.

O site é um verdadeiro "túnel do tempo" ilustrado com imagens. Nele o internauta pode navegar dos anos 40 aos 90 através de mapas e fotos da cidade. A tecnologia envolvida na elaboração do trabalho vem sendo desenvolvida desde 1996 e permite a navegação interativa sobre imagens cartográficas associadas a fotos.

O vist@erea ainda está em fase de aperfeiçoamento, dentre as novidades desenvolvidas está o cálculo de distâncias. Quem clicar com o botão direito do mouse em qualquer objeto vai poder ter na tela o cálculo da distância em linha reta de um ponto desejado a outro da cidade.

Segundo os desenvolvedores do projeto, dentro de pouco tempo outras capitais brasileiras poderão contar com o serviço. O site tem apoio da Prefeitura de Belo Horizonte e da Prodabel, e pode ser acessado em www.belohorizonte.com.br .