O conceito de Geoinformação está encontrando abrigo cada vez mais amplo dentro das novas tecnologias do protocolo sem fio Wap.

Aproveitando a onda de novidades nessa área, a Sisgraph (representante Intergraph no Brasil) está lançando o GeoMedia/Wap um sistema que disponibiliza pesquisas de posicionamento para usuários de celular. Através de soluções que se utilizam de mapa digitais dinâmicos elaborados dentro de tecnologias GIS, o sistema torna possível a realização de consultas espaciais pela Internet via celular.

A disponibilidade de pontos de interesse de determinada rua ou região ou a indicação de trajetos a serem seguidos são alguns dos serviços disponíveis. A tecnologia promete a redução dos custos em consultas geoespaciais estratégicas, disponível até então apenas na Intranet das empresas, e dos custos de roterizações para funcionários das áreas operacionais em campo.

Esta solução já está sendo utilizada em outros países e pertence à linha GeoMedia da norte-americana Intergraph. Maiores informações no site da companhia: http://www.intergraph.com/brazil .