Tem início hoje o I Seminário sobre Referencial Geocêntrico no Brasil, promovido pelo IBGE e com término previsto para o próximo dia 20 de outubro, sexta-feira. O evento acontece no Rio de Janeiro. O período será também complementado por uma série de outros eventos paralelos em homenagem aos 60 anos do início dos estudos em Geodésia no IBGE.

O enfoque do seminário sobre Referencial Geocêntrico será "orientar a comunidade quanto à necessidade de uma mudança no referencial, em benefício da precisão tão almejada nos levantamentos e compatível com as tecnologias atuais", segundo informa o site do IBGE.

O Instituto quer trazer à tona o debate sobre o modelo referencial adotado no Brasil na década de 70, o SAD69 (South American Datum, modelo oficial para trabalhos de Geodésia e Cartografia na América do Sul) que estaria desatualizado, pois levava em conta apenas as técnicas de posicionamento terrestre, e hoje com o rápido avanço das ciências geodésicas, técnicas muito mais precisas como a de posicionamento por satélite e similares não são abordadas no SAD69.

+Informações www.ibge.gov.br