A IBM e a ESRI, duas gigantes do setor tecnológico, anunciaram na última semana uma parceria global para atender a demanda por Sistemas de Informações Geográficas de mercados emergentes.

Segundo cálculos dessas empresas, a demanda por esses sistemas ao redor do mundo deve quase quadruplicar nos próximos anos, estimulada pelo rápido crescimento do mercado de informações geográficas, que deve movimentar cerca de 60 bilhões de dólares já em 2005. A ESRI e a IBM querem tomar vantagem na disputa desse mercado em franca expansão desde já, aliando recursos para investir em pesquisa e desenvolvimento de soluções GEO.

Inicialmente, as empresas pretendem focar os mercados governamentais e de telecomunicações, que avaliam como os mais rentáveis. O diretor geral da IBM para setores governamentais, Todd Ramsey, conclui que "essa aliança com a ESRI é um passo à frente na nossa relação com a empresa, que já dura 10 anos.

A ESRI irá fornecer a tecnologia GIS e a IBM irá providenciar uma vasta gama de hardware e softwares para abastecer o mercado de soluções GIS completas".