A maior indústria de fotografias no mundo, a Eastman Kodak, anunciou ontem o lançamento de um website dedicado à venda online de aerofotos pancromáticas e multiespectrais de alta resolução. De início o alvo da empresa é o governo americano, já que a Kodak neste primeiro momento está comercializando apenas imagens das 30 maiores regiões metropolitanas dos Estados Unidos.

A intenção, porém, é de disponibilizar 95 imagens de diversas regiões do mundo – incluindo o Brasil – já na metade do próximo ano. Analistas comerciais da Kodak estimam que nos próximos três anos o mercado de imageamento ao redor do mundo atinja o patamar de 1 bilhão de dólares, e é justamente para participar dessa explosão de GEO que a companhia está se estruturando para atender diversos mercados e oferecer variados níveis de precisão de acordo com a demanda dos clientes.

As imagens serão vendidas via Internet e serão entregues impressas em papel de alta qualidade ou então gravadas em CD. As imagens do novo site (hospedado em http://www.kodak.com/go/earthimaging) foram obtidas pela canadense Hauts-Monts International Inc. De acordo com a parceria firmada entre as empresas, a Kodak deterá direito exclusivo de comercializar as imagens da Haunts-Monts pela Web.