A Boeing, através do seu foguete Delta II, lançará amanhã um novo satélite para adensar a constelação norte-americana de GPS a partir da base militar de Cabo Canaveral, EUA. Espera-se que 25 minutos após o lançamento o Delta II libere no espaço o 33º satélite GPS já lançado desde a implementação do sistema de posicionamento global.

Foram foguetes desse mesmo tipo, da Boeing, que colocaram em órbita os 24 satélites GPS originais operacionais e também os responsáveis pela efetiva substituição dos satélites GPS que apresentaram problemas devido ao desgaste do tempo.

A companhia de aeronáutica trabalha no programa GPS desde 1974, quando ganhou os contratos para desenvolver os satélites e receptores iniciais. Atualmente, a empresa trabalha também no desenvolvimento dos satélites GPS de terceira geração, e tem agendados outros 15 lançamentos para o próximo ano.

Vale lembrar que, embora este seja o 33º satélite GPS posto em órbita, o sistema continua operando com 28 aparelhos no espaço, que vão sendo substituídos por satélites novos à medida que começam a falhar em seu funcionamento normal.