A renomada "Popular Science Magazine", revista americana especializada na área de ciência e tecnologia, elegeu o satélite IKONOS, da Space Imaging, como a "melhor novidade do ano" na categoria "Aviação e Espaço". A cerimônia de premiação aconteceu ontem à noite em Nova Iorque.

"A Space Imaging está honrada em ter sido escolhida para receber esse prêmio de tanto prestígio", disse John Copple, chefe executivo da Space Imaging. Segundo a organização do prêmio, o IKONOS foi escolhido dentro de um universo de 100 opções na categoria. A escolha pelo satélite se deu principalmente pela inovação que ele trouxe ao mercado de sensoriamento remoto de alta resolução.

A Space Imaging começou a comercializar imagens do IKONOS com 1 metro pan, 4 multiespectral de resolução em janeiro deste ano. O satélite orbita a 423 milhas da superfície da Terra, e viaja a uma velocidade de 4 milhas por segundo. "O IKONOS marca uma nova era em imagens de satélite", justificou Cecilia Wessner, editora da Popular Science Magazine, complementando que "o tempo de satélites de alta resolução exclusivamente militares acabou".