Teve início ontem o curso de extensão em Banco de Dados Geográficos do Centro Universitário Univag (em Várzea Grande, Mato Grosso). O curso acontece até o próximo dia 17 de novembro, e é ministrado pelo professor doutor Fernando Yutaka Yamaguchi, do Inpe.

O objetivo do curso é apresentar conceitos básicos sobre banco de dados, com seus diferentes modelos e arquiteturas, incluindo aplicações em Sistema de Informações Geográficas.

A ênfase será em Modelagem de Banco de Dados Geográficos e consulta espacial, e o público alvo do Centro Universitário inclui projetistas de aplicações que usam banco de dados e programadores de aplicações. Dentro do conteúdo previsto estão definições teóricas sobre Bancos e Modelagem de Dados e aulas teóricas de manipulação de tabelas em Microsoft Access e no ArcView.

O GIS utilizado nas aulas de modelagem e arquitetura para bancos de dados geográficos serão o SPRING e o ArcView. Como último tópico o curso trará demonstrações práticas sobre aplicações de tecnologias geográficas na Internet, utilizando como modelo o aplicativo SPRINGWeb, do Inpe.