A Ilha de Rei George, na Antártida, acaba de ganhar seu primeiro levantamento topográfico. O mapa foi produzido através de um convênio entre a Universidade Federal do Rio Grande do Sul e o Institut Fur Physische Geographie da Alemanha e foi apresentado no início da semana durante o 8º Seminário sobre Pesquisa na Antártida, no Instituto de Geociências da Universidade de SP.

Depois de pronto, agora o mapa deverá servir de base para cientistas do mundo inteiro que desejem conduzir pesquisas na região. Para tanto, foi produzido em quatro diferentes idiomas: inglês, português, espanhol e alemão. No isolamento da Antártida, com freqüência ocorrem desentendimentos no que se refere à nomeclatura que cada país dá à mesma região ou fenômeno geográfico.

Com uma única base cartográfica o trabalho dos cientistas na região antártida deverá ser uniforme e mais produtivo. Para a elaboração do mapa foram utilizados dados já existentes e levantamento de campo por meio de GPS. Mias de 450 km da ilha tiveram seu perfil topográfico executado com base em informações de GPS.

No Brasil, a Diretoria de Hidrologia e Navegação da Marinha será responsável pela distribuição do material. O financiamento do trabalho foi feito pelo CNPq.