Foi lançado com sucesso ontem o segundo satélite comercial de alta resolução do mundo, o Quickbird1. Administrado pela empresa norte-americana EarthWatch, o sensor foi lançado por um foguete russo Cosmos e já se encontra em órbita.

A novidade neste satélite (que produz imagens da Terra com 1 metro de resolução pan e 4 multiespectral) é sua órbita de média inclinação (66 graus) não sincronizada com o sol. Segundo a fabricante, isso facilitará o monitoramento de padrões climáticos previsíveis (que se repetem no mesmo horário) aqui na Terra.

Outro diferencial importante do satélite em relação aos outros sensores de alta resolução no espaço é a opção da Earthwatch por divulgar abertamente as efemérides (dados técnicos, como inclinação e coordenadas do sensor) do satélite. Isso possibilitará que as fotografias obtidas pelo Quickbird sejam retificadas pelo usuário final, que poderá adaptá-las conforme suas necessidades. Para o ano 2001 já está anunciado o lançamento de um segundo satélite Quickbird com algumas inovações tecnológicas ainda em fase de testes.