A Secretaria Nacional de Segurança Pública (SNSP) do Ministério da Justiça reuniu representantes de 26 Estados e do Distrito Federal para incentivar a criação de bancos de dados sobre criminalidade. Na ocasião, foram debatidos os melhores projetos em implantação nos governos estaduais. São Paulo apresentou o programa Infocrim – registro informatizado de ocorrências por áreas geográficas.

O programa mostra as regiões com maior incidência de crimes, identificando as ruas e delitos mais cometidos. Segundo o diretor do Departamento de Planejamento da SNSP, André Dahmer, "o Infocrim é um sistema que informa onde ocorre a maioria dos crimes e permite o deslocamento de policiais para regiões onde há maior necessidade", disse.

Delegado em São Paulo, Dahmer informou que as estatísticas desfizeram mitos. Ele citou como exemplo pesquisas realizadas na capital paulista, onde se estimava que 80% dos crimes se relacionasse ao tráfico e uso de drogas. A estatística demonstrou que só 30% dos crimes tinham ligação com as drogas e mais de 40% ocorriam em bares, por motivos fúteis.