O MEC vai utilizar dados do IBGE para fazer o mapeamento de escolas rurais das microrregiões das capitais do Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil. Será realizado o Levantamento Rural dos Municípios que fornecerá a localização das escolas, distritos e demais localidades rurais, através de um termo de cooperação e apoio técnico científico firmado entre o IBGE e o Fundescola (Fundo de Fortalecimento da Escola).

Para isso, técnicos do IBGE, utilizando aparelhos GPS foram a campo levantar a localização das escolas rurais. Segundo o MEC, será possível saber onde estão as escolas rurais, conhecer as estradas de acesso dos estudantes, os rios que passam próximo, os aglomerados populacionais, a existência de vagas e a capacidade ociosa da escola.

O governo pretende, com estes resultados, fazer o planejamento educacional da área rural, beneficiando as crianças do campo. Esses dados obtidos no Levantamento Rural dos Municípios, no Censo Populacional 2000, no Censo Escolar e os indicadores educacionais do Inep, farão parte dos mapas inteligentes que estão sendo produzidos pelo Fundescola/IBGE e ficarão disponíveis nas secretarias estaduais de Educação das três regiões brasileiras..