O governo estadual e a iniciativa privada de Minas Gerais investirão R$ 7, 5 bilhões na extração mineral. O governo entrará com o mapeamento geológico, que deverá ser o maior já realizado no país. O governo estadual e a iniciativa privada de Minas Gerais farão investimentos de R$ 7, 5 bilhões na atividade de extração mineral, principal atividade econômica durante o século 19.

O governo entrará basicamente com o mapeamento geológico, que deverá ser o maior já realizado no país. O objetivo é descobrir, com auxílio de fotografias aéreas e estudo topográfico, novas oportunidades de extração mineral.

Na avaliação do governo, a mineração está em pleno auge no que diz respeito aos investimentos. "Nunca, em qualquer tempo, o governo apoiou tanto esse setor econômico, que mais atrai investimentos para Minas", afirmou o secretário da Casa Civil de Minas Gerais, Henrique Hargreaves.

Os primeiros resultados do mapeamento patrocinado pelo Estado só deverão estar concluídos a partir de março do ano que vem. Mas grandes multinacionais, como a gigante de exploração de diamantes De Beers, já procuraram a Comig interessadas no projeto.