O Governo da Bahia começou, durante encontro entre várias secretarias estaduais, o levantamento das prioridades estaduais para usar as imagens de alta definição geradas pelo satélite Ikonos.

O Governo da Bahia, através da Companhia de Desenvolvimento Urbano (Conder), empresa vinculada à Secretaria do Planejamento Ciência e Tecnologia (Seplantec), começou, durante encontro que reuniu representantes das várias secretarias estaduais, o levantamento das prioridades estaduais para usar as imagens de alta definição geradas pelo satélite Ikonos.

De acordo com Mário Gordilho, diretor-presidente da Conder, "a reunião possibilitou a análise efetiva das demandas existentes na Bahia, sejam elas provenientes da iniciativa privada prestadora de serviços públicos ou especificamente de ações do governo estadual".

O satélite, operado pela multinacional Space Imaging, permite gerar produtos de precisão compatível com a cartografia em escala 1:2.400. Ele mantém uma órbita permanente ao redor do planeta a uma distância de 680 quilômetros da superfície terrestre, passando sempre no mesmo local em momentos pré-programados.

No Brasil, os serviços do satélite já são utilizados pela Petrobrás e Embrapa, e a Bahia é o primeiro estado do Brasil a mobilizar-se oficialmente para estudar a viabilidade do uso das imagens do Ikonos.