O governo do Estado do Rio de Janeiro, através de sua secretaria de Energia, Indústria Naval e do Petróleo, decidiu enviar uma carta ao diretor-geral da Agência de Energia Elétrica (Aneel), José Mario Abdo, reivindicando que a fiscalização nas concessionárias de energia seja feita até o final do ano.

O documento expõe a preocupação do governo do estado com relação à fragilidade do sistema elétrico fluminense, que vem apresentando uma seqüência de problemas, principalmente em razão da chegada do verão. O secretário de Energia, Wagner Victer, destaca a importância da entrada em funcionamento da usina nuclear de Angra II.

No entanto, ele afirma que, mesmo dando um maior conforto ao sistema de geração, "por ainda se encontrar em fase de comissionamento, amplia os riscos para o sistema que possui uma fragilidade histórica dentro do seu posicionamento geo-elétrico de ponta do sistema", disse.

O secretário solicita ainda que as equipes de manutenção sejam fortalecidas, para que as correções das possíveis falhas sejam agilizadas.