O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) está participando do projeto Pirata, sigla em inglês para o programa da Rede Piloto de Pesquisa no Atlântico Tropical. Trata-se, basicamente, de um conjunto de 12 bóias instaladas em águas profundas, que tem como objetivo coletar dados meteorológicos e oceanográficos importantes para a melhora das previsões de tempo e clima em todo o mundo.

As bóias possuem sensores específicos que registram dados sobre a direção e a intensidade dos ventos, a temperatura e a umidade relativa do ar, a pressão atmosférica, a salinidade da água até 500 metros de profundidade e a radiação solar na superfície da água.

Uma delas, disposta bem no meio do centro do sistema, dispõe de perfilador acústico, que coleta informações sobre correntes marítimas. Elas então são transmitidas, em tempo real, para a Organização Meteorológica Mundial. Os satélites norte-americanos da série NOAA , assim como os brasileiros da série SCD e o satélite Brasil-China (CBERS), estão integrados às bóias do projeto.

Os dados coletados estão disponíveis, gratuitamente, na Internet. O endereço é www.cmcd.inpe.br.