Após a nona etapa da prova no deserto da Mauritânia, que exigiu uso constante de GPS, o brasileiro André Azevedo, da equipe BR Lubrax, assumiu a liderança geral da categoria caminhões Após a nona etapa da prova, nesta terça-feira, no deserto da Mauritânia, o piloto brasileiro André Azevedo, da equipe BR Lubrax, assumiu a liderança geral da categoria caminhões do rali Paris-Dakar 2001.

A largada e a chegada aconteceram no mesmo lugar (loop) e o trecho teve 518 quilômetros, totalmente cronometrado. Os pilotos enfrentaram dunas, pista de areia de terra batida e um pequeno trecho com muitas pedras. "A etapa exigiu plena navegação por GPS. Se ainda estivéssemos na época da bússola, muita gente teria ficado no meio do caminho. Realmente estava complicado", afirmou Azevedo na chegada ao acampamento em El Ghallaouiya. Civilização. A planilha, uma espécie de mapa com algumas marcações no caminho e que normalmente tem várias páginas, nesta prova apresentava apenas duas.

Como referência, apenas pontos geográficos no GPS. Até esta terça pela manhã, antes da largada para a nona etapa especial, André Azevedo aparecia na terceira posição na classificação geral dos caminhões. Mas agora ele está um minuto e 39 segundos à frente de seu principal adversário, o russo Vladimir Tchaguine, com um caminhão Kamaz.