O Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) já começou a montagem do módulo de serviço do satélite CBERS-2 (Satélite Sino-Brasileiro de Sensoriamento Remoto), que deverá ser lançado na China, em outubro deste ano. O satélite faz parte de um programa de US$ 100 milhões, feito em parceria com o governo chinês, que consiste em fabricar dois satélites de sensoriamento.

O primeiro deles, o CBERS-1, foi lançado em 14 de outubro de 1999. Do total investido no projeto, 70% vem da China e os outros 30%, do Inpe. A montagem desse módulo está previsto para terminar ainda no final deste mês.

A parceria sino-brasileira, que já contou com a visita do presidente chinês Jiang Zemin ao Brasil, e de Fernando Henrique Cardoso a China, está impulsionando outros projetos, e despertando a atenção de diversas entidades científicas e tecnológicas do mundo. Além de proporcionar preciosos dados para o desenvolvimento econômico da China e do Brasil, outros países podem conseguir através do sistema de sensoriamento remoto os dados fornecidos pelo aparelho através dos centros de tratamento de imagens da China e do Brasil.