O parlamento holandês está discutindo o sistema Echelon, que pode monitorar clandestinamente o tráfego global das telecomunicações, de acordo com os interesses dos EUA e outros países de língua inglesa.

O sistema consiste numa rede de supercomputadores e satélites controlada pela National Security Agency (NSA), a agência de segurança americana capaz de espionar as comunicações eletrônicas na forma de transmissões de fax, chamadas telefônicas e mensagens de correio eletrônico.

Os governos dos EUA e Inglaterra têm negado que o Echelon seja usado para a espionagem industrial, dizendo que o sistema foi criado para combater o terrorismo, a lavagem de dinheiro e o tráfego de drogas.

Porém, uma carta do Ministério de Defesa da Holanda para o parlamento americano reconheceu a existência do sistema, apesar do governo de nenhum país envolvido admitir a sua existência para fins de espionagem – incluindo os EUA, Inglaterra, Canadá, Austrália e Nova Zelândia. Outro relatório – agora da investigação francesa – veiculado no final do ano passado concluía que "os sistemas de informação e comunicação da Europa estão vulneráveis à rede de espionagem via satélite Echelon criada pelos EUA"