O grupo Usinor está investindo US$ 420 milhões na instalação de uma laminadora de aço em São Francisco do Sul, norte catarinense, como parte do projeto Vega Sul. Segunda a assessoria de imprensa da empresa, os trabalhos de terraplanagem devem ter início 1o de março. A data para começar as obras civis ainda precisa ser negociada com a empresa que vai ser contratada para fazer as obras de infra-estrutura, junto ao km 11 da BR 280.

O primeiro cronograma previa que a terraplanagem, com seis meses de duração, seria iniciada em outubro do ano passado. A compra do terreno e a sua preparação, deveriam ser realizadas pelo governo do estado, segundo o protocolo de intenções que permitiu a vinda do projeto para Santa Catarina.

Mas a falta de recursos resultou em atrasos. Agora a siderúrgica francesa assumiu essas responsabilidades, o que evita necessidade de licitações. Para evitar mais atrasos, em vez de concluir toda a terraplanagem para só depois iniciar a construção, parte das duas etapas deverá ser feita ao mesmo tempo.

Assim, a data programada para a operação comercial da laminadora – fevereiro de 2003 – ainda está mantida.