A partir do segundo semestre deste ano, será lançado pelo Capacete Projects um mapa de bolso do Rio de Janeiro, com indicações dos principais museus, galerias e centros culturais da cidade.

Tudo isso acompanhado por um diário de viagem ao mesmo tempo subjetivo e bem humorado, que revela as impressões do artista, curador e editor alemão Dany, 33 anos, apontado ano passado como o melhor crítico de arte da Alemanha. Embora dirigido especialmente para o turismo de arte, o mapa vai trazer ainda dicas de restaurantes, bares e pontos turísticos imperdíveis na Cidade Maravilhosa.

"Minha intervenção consiste em descrever oito roteiros de táxi na cidade, como se estes fossem parte do circuito turístico em si", adianta Dany. "Gosto da idéia de acrescentar textos aos mapas, em geral muito abstratos. Ainda que subjetivos, esses textos podem dar um outro sentido aos mapas", conclui.

O mapa, que é dobrável e plastificado e cabe no bolso de qualquer calça ou camisa, vai estar sendo comercializado a partir do segundo semestre deste ano, nas principais livrarias, bancas de jornais e redes de hotéis.