A Secretaria Municipal de Planejamento de São Paulo tem seis inovações na legislação urbanística. As principais são a criação de loteamentos menores, o estabelecimento de áreas residenciais tipo vilas e a instituição de obrigações e incentivos para que o loteador preserve áreas verdes e institucionais.

Em São Mateus, a prefeitura pretende desocupar áreas de fundo de vales e transformá-las em um parque. Um dos estudos foi feito em cima da criação do sistema digital de informações Geolog Aplicações Geográficas, que será implantado como base para a Intranet da secretaria e as regionais. No sistema existem 200 mil registros de mapas, imagens de satélites, cadastros de empresas por setor entre outras coisas.

Trata-se de um sistema de busca que permite saber quantas pessoas trabalham em um determinado setor, seu sexo e idade. Disponíveis nos formatos Autocad, Mapinfo, Maptitude e ArcView, o Geolog é uma base cartográfica planimétrica cadastral com finalidade fiscal, contendo como menor unidade de referência a quadra. Saiba mais sobre soluções para administrações municipais na próxima edição (17) da revista infoGEO.