A prefeitura de Curitiba está planejando suas ações, para os próximos quatro anos, apoiada nos sistemas informatizados do Geoprocessamento e em 560 mapas e relatórios levantados na maior pesquisa feita nos bairros. Com o levantamento, coordenado pelo Imap (Instituto Municipal de Administração Pública), será mais fácil planejar a construção de escolas e creches, conhecer a situação de cada rua, calçadas e muros das casas de todas as regiões.

A Prefeitura de Curitiba foi uma das primeiras do Brasil a implantar um serviço de Geoprocessamento, pelo qual é possível obter informações detalhadas sobre cada canto da cidade e sobre toda a população. Um dos trabalhos do Geoprocessamento é mapear qualquer tipo de informação que seja necessária para planejar o desenvolvimento e melhorar a qualidade de vida em todos os bairros.

Os técnicos produzem mapas com os rios, com os hospitais, com as linhas de ônibus, com a rede de energia elétrica, e até com registro de casos de doenças. Leia mais sobre o Geoprocessamento em Curitiba na entrevista com o prefeito Cássio Taniguchi, na próxima edição (17) da revista infoGEO.