Governo, organizações não-governamentais e setor produtivo passarão a dar pareceres sobre pedidos de desmatamento de áreas superiores a 150 hectares. Eles integrarão câmaras técnicas a serem instaladas em todos os Estados.

Hoje, a tarefa fica a cargo de apenas um técnico em cada unidade do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). A mudança faz parte da última versão de instrução normativa ainda em discussão no Ministério do Meio Ambiente. No conjunto de medidas em análise ainda está prevista a adoção do modelo de fiscalização de Mato Grosso na área do "arco do desmatamento" – entre o sul do Pará e o centro do Acre.

As fazendas com mais de 200 hectares nos 100 municípios com maior índice de desmatamento serão monitoradas a partir de imagens de satélites que permitem identificar as informações geográficas da área da reserva legal e da parte que pode ter a cobertura vegetal derrubada. Para acompanhar o aparecimento de focos de calor e incêndios em todo o País, recentemente foi inaugurada uma Sala de Situação sobre Desmatamento.