A criação de novos Estados e territórios, que tem o Ministério da Defesa a favor, sofre a resistência da Fazenda. O interesse maior da Defesa é a criação de territórios no Amazonas, por estarem em área de fronteira com Peru e Colômbia. O ministério quer que a União tenha controle direto sobre tais áreas, para facilitar a administração das fronteiras. guarnecidas de forma deficiente.

Segundo o secretário de Política e Estratégia do Ministério da Defesa, general Joélcio de Campos Silveira, os benefícios para a segurança nacional viriam de forma indireta. "Ao criar um território, você cria uma estrutura. Pontes são feitas, estradas abertas, o isolamento diminui. Isso traz conseqüências à segurança", afirma.

A redivisão do mapa brasileiro preocupa o governo há tempos. Em maio de 1996, relatório da extinta Secretaria de Assuntos Estratégicos encaminhado ao presidente Fernando Henrique Cardoso destacou, como conseqüências negativas da criação de novos territórios, o aumento de encargos administrativos e financeiros para a União e a necessidade de criar e implantar toda uma estrutura de governo nas regiões.