Está sendo implantado na Secretaria Municipal de Urbanismo do Rio de Janeiro o CadUrb – Sistema de Cadastro Urbanístico.

O projeto, que utilizando o GIS oferece subsídios aos técnicos responsáveis pela análise do processo de licenciamento de obras, foi desenvolvido pela CI Consultoria e Informática, empresa associada à Geoscape Internacional, em conjunto com a SMU. Toda a legislação que regula o licenciamento de obras foi transferido para um banco de dados geográfico associado à base cartográfica do Município, permitindo o mapeamento do zoneamento urbano e das características de qualquer localização.

Ao consultar o sistema CadURB, as informações são fornecidas sob a forma de mapeamentos e relatórios em tela ou impresso.

A implantação do CadUrb faz parte do processo de modernização da Secretaria Municipal de Urbanismo que busca atingir a descentralização, simplificação da Legislação Urbanística e a modernização dos processos administrativos. No projeto foi adotada a tecnologia de Geoprocessamento da ESRI.

Os softwares básicos para geração e atualização das bases cartográficas são o ArcView e o Atlas GIS. Informações via e-mail (gis@geoscape.com.br) ou pelo telefone (21) 220-4351.