De acordo com estudo divulgado pelo Instituto Internacional de Política e Pesquisa Alimentar (IFPRI), baseado em mapas e fotos de satélites, apenas 16% da área agricultável do mundo estão livres de problemas de fertilidade como contaminação por químicos, acidez, salinidade ou drenagem insuficiente. Em regiões da Ásia, 94% das terras cultiváveis sofrem problemas com contaminação por alumínio e com depósitos de sal.

Para Stanley Wood, líder do estudo do IFPRI, para que a produção mundial de alimentos não seja comprometida a curto prazo, é imprescindível que os países e instituições ligadas à agricultura busquem alternativas para aumentar a produção de alimentos sem aumentar a área cultivada. Uma das soluções apontadas pelo estudo é o uso de plantas geneticamente modificadas para se adaptarem a solos mais pobres e crescerem mesmo com pequenas quantidades de água.

O estudo faz parte de uma série que está sendo realizada sobre as condições reais de vários ecossistemas ao redor do mundo, além de florestas e áreas marinhas. O estudo está disponível na página do instituto na Internet, no endereço www.ifpri.cgiar.org.