O ministro do Meio Ambiente, José Sarney Filho, quer que o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em São José dos Campos, monitore o desmatamento via satélite, da mesma forma que vem sendo feito com as queimadas. A idéia é ter um sistema que passe a informar mensalmente os índices de desmatamento da Amazônia.

Pelo atual sistema, com o Inpe divulgando uma vez por ano as estimativas de desmatamento, o governo só fica sabendo do crime ambiental bem depois de ele ter ocorrido. A confirmação do dado só ocorre após dois anos. Segundo Sarney Filho, o Inpe pediu um prazo de 45 dias para fazer o levantamento técnico do que será necessário para atender a esse pedido.

"Eles terão de se adaptar, caso contrário vou buscar uma outra solução", insistiu Sarney Filho, que expôs a posição após anunciar que, ainda este ano, exigirá licenciamento rural das propriedades situadas na Amazônia. O ministro Sarney Filho assinou protocolo de cooperação técnica com os Estados da Amazônia Legal prevendo 60 dias para o detalhamento do sistema de licenciamento que contará com imagens de satélite para controlar o uso do solo da propriedade, a exemplo do que é feito em Mato Grosso.