Oito meses antes de entrar em operação no país, a Global Village Telecom (GVT), sediada no Paraná, optou por abrir suas portas já com todos os sistemas integrados por meio do EAI (Enterprise Application Integration). O que a empresa batizou de "Projeto Interface", utilizou a ferramenta de EAI BusinessWear, da norte-americana Vitria, o sistema de testes integrados e de processos liderados pela consultoria Accenture e 240 profissionais entre consultores e funcionários.

O gerenciamento da planta externa foi desenvolvido pelo CPQD e o de informações geográficas pela Sagre. Além de servir de exemplo internacional para outras operadoras, o projeto de integração de sistemas minimizou a perda de receita, evitando fraudes e o descontrole da infra-estrutura. Para o cliente final, a resposta da GVT é o tempo: 16 minutos entre o pedido e a entrega do aparelho, excluindo o tempo de trânsito do técnico.

"Com o endereço ou o CEP do cliente, consigo informar-lhe se há cobertura, integrando o sistema de CRM ao GIS (geografic information system)", explica Shiozawa. Os próximos passos da GVT, contam com um investimento de R$ 40 milhões em TI para 2001.