O IBGE lançou o primeiro mapa das bacias hidrográficas brasileiras. Diferentemente dos mapas anteriores, que tratavam a questão das bacias hidrográficas apenas pelo seu potencial de geração de energia, o novo mapa delimita os dez grupos de bacias e sub-bacias brasileiras.

Esse mapa de bacias é um passo importante para incluir a classificação que será adotada pelo Ministério do Meio Ambiente e pela Agência Nacional de Águas, que definirão um código numérico referente a cada rio brasileiro. Esse mapa permitirá que, sobre cada bacia e sub-bacia, sejam associadas as informações sócio-econômicas e ambientais já pesquisadas pelo IBGE nos Censos Demográfico e Agropecuário, da Pesquisa Nacional de Saneamento Básico, entre outras.

O Brasil detém as maiores reservas de água doce do mundo, em estado líquido, ficando atrás apenas do Canadá, cujas reservas estão em forma de gelo. Apesar disso, a distribuição desses recursos hídricos, na superfície, é desigual e irregular no Brasil. Enquanto na bacia Amazônica, que cobre 60% do território nacional, existe grande volume de água disponível, na região do semi-árido do Nordeste há carência de recursos hídricos.