A Fiat Allis, que faz parte da holding Case New Holland (CNH), lançou recentemente em Curitiba sua nova linha de escavadeiras, a FX, que oferece oito modelos diferentes para o mercado de mineração, saneamento e construção. Entre as novidades a serem lançadas no País está o rastreamento das escavadeiras via satélite.

"É uma forma de obter dados, controlar a eficiência do equipamento e também uma maneira de localizar a máquina, em caso de roubo", informa Gino Raniero Cucchiari, diretor comercial da Fiat Allis Latino Americana Ltda. O modelo a ser produzido em Minas Gerais diferencia-se de seus concorrentes e antecessores por ser multifuncional. No lugar da caçamba, podem ser colocados equipamentos como pinça com garra e martelo hidráulico, para pegar ou quebrar pedras e outros materiais resistentes.

A máquina será vendida por preço que varia entre R$ 290 mil e R$ 305 mil, preço pouco acima da média do mercado. De acordo com o diretor da Fiat Allis, a elevação no custo é decorrente de vários itens obrigatórios de fábrica, como teto solar, cortina quebra-sol, rádio toca-fitas, ar condicionado e assento de luxo.